Portonave bate recorde de movimentação entre os portos do Sul do país - Cidades - O Sol Diário
 
 

Portos15/08/2017 | 14h07Atualizada em 15/08/2017 | 14h10

Portonave bate recorde de movimentação entre os portos do Sul do país

Terminal é o primeiro a chegar à marca de 80 mil contêineres em um mês

A Portonave, em Navegantes, é o primeiro terminal do Sul do país a ultrapassar a marca de 80 mil TEUs (medida que equivale a contêineres de 20 pés) movimentados em um mês. O recorde foi batido no mês de julho, quando o porto recebeu 60 navios _ pouco mais do que a média do ano, que é de 56 embarcações mensais.

O aumento corresponde à recuperação de escalas que não foram feitas em maio e junho, devido aos reiterados fechamentos do canal de acesso por condições climáticas. Em julho, sem problemas meteorológicos, o terminal resgatou a movimentação com folga.

Aliada a isso, a exportação de contêineres refrigerados (reefer) também atingiu em julho a marca inédita de 5.666 embarques, e o mês foi o melhor do ano para as importações, com mais de 11,6 mil contêineres descarregados.

O terminal responde pela maior fatia do comércio exterior catarinense, e ultrapassou este ano a movimentação do Porto de Paranaguá, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) _ até então, o maior movimentador de cargas da região Sul.

Os recordes chegam no momento em que a empresa aguarda decisão do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) e da Antaq para efetivar a venda das ações da Triunfo Participações e Investimentos, dona de metade do terminal, à empresa suíça Terminal Investment Limited S.A (TIL), em uma negociação é de R$ 1,3 bilhão.

A TIL é controlada por um dois maiores armadores do mundo, a MSC, e já era dona do restante das ações do terminal. Com a aquisição, passará a ter o controle acionário total do porto. 

O Sol Diário
Busca