Prefeitura de Itajaí vai comprar vagas em creches particulares - Cidades - O Sol Diário

Educação17/08/2017 | 19h58Atualizada em 17/08/2017 | 19h58

Prefeitura de Itajaí vai comprar vagas em creches particulares

Serão mil vagas, para reduzir a fila única de espera


Foto: Marcos Porto / Divulgação

A prefeitura de Itajaí decidiu comprar vagas de Educação Infantil em escolas particulares da cidade, para diminuir a fila de espera nas creches públicas. A ideia é incorporar mil vagas, para crianças de zero a cinco anos. As mensalidades a serem pagas vão de R$ 300 a R$ 850, dependendo da faixa etária e do período de permanência na escola _ integral ou meio período.

As escolas que tiverem vagas adquiridas pelo município não poderão fazer nenhuma cobrança extra, como uniforme, material escolar ou lanches. O cadastro o fim de setembro. A Secretaria de Educação espera chamar as crianças em outubro.

Itajaí tem hoje 2,8 mil crianças na fila única das creches. A prefeitura diminuiu um pouco a fila desde o ano passado, quando o cadastro tinha 3,3 mil crianças. Há no momento três creches em construção, com 700 vagas previstas. Mesmo assim, a quantidade é insuficiente para zerar a espera.

O fato é que as filas de espera crescem numa proporção maior do que a capacidade das cidades de atender à demanda. E a retração econômica tem aumentado a procura por vagas na rede pública.

Boom na lista de espera

Balneário Camboriú também optou pela compra de vagas recentemente. Adquiriu 270, mas o anúncio do encaminhamento de crianças da fila de espera para a rede particular provocou um boom no cadastramento. O número de inscritos passou de 1,2 mil para 1,5 mil em poucos dias, o que fez a prefeitura suspender temporariamente as inscrições na fila única. O cadastro foi retomado esta semana.

Em Itajaí, a prioridade de chamada é para crianças que têm renda familiar mais baixa _ um condicionante que não existe ainda em Balneário Camboriú.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAfastado do grupo principal do Figueira, Juliano diz: "Esforcei 110%" https://t.co/dCryN9TZc0há 6 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCBF adia instalação do árbitro de vídeo e fará treinamentos com juízes e assistentes https://t.co/1FkKUfcKfnhá 8 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros