Semana começa com chance de geada, maré alta e temperaturas próximas de 0°C em Santa Catarina - Cidades - O Sol Diário

Previsão do tempo20/08/2017 | 23h38Atualizada em 22/09/2017 | 17h53

Semana começa com chance de geada, maré alta e temperaturas próximas de 0°C em Santa Catarina

Diário Catarinense
Diário Catarinense

A semana começa com uma conjunção de efeitos climáticos em Santa Catarina típicos do inverno. No amanhecer desta segunda-feira, áreas altas do Oeste, do Meio-Oeste e da Serra Catarinense registram temperaturas próximas de 0°C. Como resultado há chance de geada, segundo previsão da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. A boa notícia é que todas as regiões devem ter sol entre nuvens.

De forma mais isolada, municípios do Alto Vale do Itajaí, do Planalto Norte e da Grande Florianópolis também podem registrar geada. O motivo é uma massa de ar frio que avança pelo Sul do Brasil e derruba as temperaturas.

As mínimas previstas para esta segunda-feira são de -2°C para a Serra, 0°C para o Planalto Norte e para o Meio-Oeste, 2°C para o Oeste e 5°C para a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. As máximas ficam em torno de 12°C na Serra e 18°C no Extremo Oeste e no Litoral Norte.

No Litoral Sul, na Grande Florianópolis e no Oeste, as rajadas de vento podem passar dos 50 quilômetros por hora nesta segunda-feira. No domingo, as rajadas de vento chegaram a 95 quilômetros por hora na Serra Catarinense.

Maré alta e chance de ressaca

No litoral catarinense prossegue o alerta para ressaca do mar e principalmente transtornos com a maré alta. Segundo a Epagri Ciram, o vento do quadrante sul, com rajadas de 50 a 80 quilômetros por hora deixa o mar agitado.

A situação, combinada com a chamada maré astronômica de sizígia, provocada pela lua nova, pode ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas do litoral, como a Rodovia Diomício Freitas, CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis; Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú; Tijucas, Itajaí, Barra Velha, Joinville, Laguna e Araranguá.

A Defesa Civil de Santa Catarina desaconselha navegação e pesca em pequenas e médias embarcações no litoral do Estado.

Leia também:
Epagri/Ciram alerta para risco de ressaca e alagamentos no domingo e na segunda-feira em SC


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioRoberto Alves: Maurinho foi determinante para a vitória do Avaí https://t.co/P9jjTae91Chá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí homenageia Marquinhos pela artilharia da Ressacada https://t.co/DyN0IU73KBhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca