Semana Farroupilha em SC será comemorada de 13 a 20 setembro - Cidades - O Sol Diário

Tradição vizinha23/08/2017 | 19h20Atualizada em 23/08/2017 | 20h34

Semana Farroupilha em SC será comemorada de 13 a 20 setembro

Projeto de lei do deputado Darci de Matos (PSD) foi sancionado pelo governador segunda-feira e agora passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado

 A Semana Farroupilha agora faz parte, oficialmente, do calendário de eventos de Santa Catarina. A data comemorativa, que integra uma série de atividades ligadas às tradições gaúchas, foi tema de um projeto de lei, de autoria do deputado Darci de Matos (PSD), sancionado nesta semana pelo governador Raimundo Colombo, se transformando na lei 17.228. O texto já foi inclusive publicado do Diário Oficial do Estado. Conforme a matéria aprovada, o movimento será celebrado de 13 a 20 de setembro, mas não prevê feriado. 

Para o deputado autor do projeto de lei, que é filho de gaúchos, o projeto só formaliza algo que já ocorre há anos em diversos municípios catarinenses. No texto do projeto, Matos destaca em um dos quatro artigos que a Semana Farroupilha "tem como objetivo rememorar a luta dos heróis farrapos e de incentivar o movimento tradicionalista gaúcho nos municípios catarinenses". Ou seja, é mais para preservar e perpetuar as tradições gaúchos em solo catarinense do que de fato fazer menção à participação de SC na Guerra dos Farrapos.

— São para as duas coisas, na verdade. Santa Catarina teve uma participação nesse marco histórico, muitos municípios já realizam a semana, os calendários municipais já tem essa data. O nosso objetivo é justamente cultuar as tradições gaúchas — defendeu Matos. 

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, comemorou a nova lei e afirmou "apoiar totalmente" o movimento em SC. Segundo a assessoria do secretário, a pasta não chegou a ser consultada sobre o projeto e também não há nenhum diligência pedindo que a SOL se manifeste sobre o texto. 

— A Semana Farroupilha rompeu fronteiras e acontece em diversos lugares do Brasil e em diversas cidades do Estado, inclusive em Balneário Camboriú, que é uma região litorânea. Estamos (a secretaria) abertos a todas as atividades culturais e eventos que acontecem no Estado. A Semana Farroupilha será um novo compromisso, que terá respaldo dentro da secretária — afirmou. 

Leia também:

Governador sanciona lei que oficializa comemoração da Semana Farroupilha em Santa Catarina

Comemoração em Santa Catarina divide opiniões 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioClaudinei promete que Avaí vai brigar até o final contra a queda https://t.co/Ow0heLT0Czhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPrefeitura de Balneário Camboriú vai protestar dívidas em cartório https://t.co/BrBkmEwTBLhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca