Setembro Verde estimula prevenção contra um dos tipos mais letais de câncer - Cidades - O Sol Diário

Saúde04/09/2017 | 08h00Atualizada em 04/09/2017 | 13h04

Setembro Verde estimula prevenção contra um dos tipos mais letais de câncer

Doença no colorretal contabiliza mais de 30 mil novos casos em 2016

Setembro Verde estimula prevenção contra um dos tipos mais letais de câncer Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

O segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres, o terceiro nos homens, responsável por 15,4 mil mortes somente em 2013 segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este é o câncer colorretal, que atinge parte do intestino ou o reto e tinha estimativa de contabilizar 34,2 mil novos casos somente no ano passado.

A campanha Setembro Verde busca alertar a sociedade sobre a importância da prevenção contra esta doença e das visitas espontâneas e regulares ao médico. A ação é desenvolvida pelo segundo ano consecutivo pela Associação Catarinense de Coloproctologia em parceria com o Rotary Club Hermann Blumenau e será lançada às 10h de hoje, na Havan Castelo.

Ao contrário do câncer de mama, próstata e pulmão, os outros três tipos mais prevalentes, que não são factíveis de prevenção, mas só de diagnóstico precoce, o câncer de intestino, por ser precedido na maioria das vezes de uma doença benigna (o pólipo, espécie de verruga que se desenvolve na mucosa do intestino), que é identificada por endoscopia, permite que por extensão estejamos prevenindo o câncer — explica o coloproctologista Roland Dagnoni, membro do Rotary Club Hermann Blumenau e presidente da Associação Catarinense de Coloproctologia.

Um dos principais objetivos da campanha é quebrar o preconceito que, assim como já ocorreu com o câncer de próstata, é hoje um dos principais obstáculos que afastam parte dos pacientes dos exames necessários para diagnosticar o câncer de intestino. O apelo para que órgãos públicos também reforcem as políticas para a prevenção da doença é outra meta da campanha.

:: Leia mais notícias sobre o Vale do Itajaí

Embora não haja dados regionalizados, a incidência no Vale é considerada alta por Dagnoni em razão de fatores como a quantidade de famílias com viés hereditário do câncer. Para lembrar a necessidade de prevenção, a campanha durante todo o mês terá panfletagem, outdoors e ações na rua. A prefeitura e a Ponte de Ferro também ganharam iluminação especial para o Setembro Verde.

— O que a gente quer é uso racional dos exames. Queremos acima de tudo que as pessoas tenham noção da importância da prevenção, mas também que não se desesperem — afirma Dagnoni.

SERVIÇO
O quê: Abertura do Setembro Verde, campanha de alerta para a prevenção contra o câncer de intestino
Onde: Havan Castelo (Rua XV de Novembro, 1.050, Centro, Blumenau)
Quando: Segunda-feira, às 10h

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Vou conseguir dormir tranquilo", desabafa goleiro do Avaí https://t.co/PX27aWexd8há 22 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí vence Palmeiras e segue na luta contra o rebaixamento https://t.co/vTnpmNV6Qwhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca