Itajaí fará parte de testes mundiais de medicamento que substitui a morfina - Cidades - O Sol Diário

Saúde16/10/2017 | 17h14Atualizada em 16/10/2017 | 17h14

Itajaí fará parte de testes mundiais de medicamento que substitui a morfina

Tratamento está na terceira e última fase de avaliações com doentes de câncer

 

Itajaí será a única cidade em Santa Catarina a disponibilizar gratuitamente um medicamento, em fases de testes, que substitui a morfina para controle da dor em doentes de câncer com metástases nos ossos. O Tanezumab é aplicado sob a pele em injeções que lembram as de insulina, utilizadas por quem tem diabetes. A principal diferença em relação à morfina, que é de uso diário, é que as aplicações são feitas a cada dois meses e prometem alívio para a dor com menos efeitos colaterais.
 

Tratamento-padrão para a dor em pacientes com metástases ósseas, as aplicações de morfina, podem causar vômitos, enjoos, sonolência e problemas intestinais, que não muitas vezes o doente não consegue tolerar. A expectativa é que o Tanezumab consiga melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Os testes são feitos pelo Centro de Novos Tratamentos Itajaí.
 

O tratamento alternativo está na terceira fase, que antecede a liberação. A primeira bateria de testes analisa os efeitos e a segurança do medicamento e a segunda faz o ajuste das doses e da segurança. Ambos já foram concluídos. Os testes finais serão feitos em 255 pacientes em países como França, Espanha, Reino Unido, Chile, Japão, Austrália e Brasil. Além do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, clínicas em São Paulo e no Rio Grande do Sul também integram os testes.
 

Os pacientes recebem o tratamento gratuitamente e, segundo o médico oncologista Giuliano Borges, responsável pela clínica em Itajaí, podem mantê-lo pelo tempo que desejarem, se obtiverem benefícios. Para integrar a pesquisa é necessário ter mais de 18 anos e já ter iniciado o tratamento com morfina ou derivados como o Tramadol e a codeína. 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 diaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 1 diaRetweet
O Sol Diário
Busca