Prefeito negociará na Espanha permanência da Gomes da Costa em Itajaí - Cidades - O Sol Diário

Economia16/10/2017 | 11h37Atualizada em 16/10/2017 | 11h37

Prefeito negociará na Espanha permanência da Gomes da Costa em Itajaí

Volnei Morastoni tem agenda de negócios antes da largada da Volvo Ocean Race

Prefeito negociará na Espanha permanência da Gomes da Costa em Itajaí Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), viaja nesta segunda-feira à Espanha para acompanhar a largada da Volvo Ocean Race, que ocorre no próximo domingo. Transmitiu o cargo ao vice, Marcelo Sodré (PDT), pela manhã. A agenda foi adiantada para que ele cumpra uma série de compromissos de prospecção de negócios, entre eles uma reunião com representantes do Grupo Calvo, que comanda a Gomes da Costa, em Corunha.

O encontro tem o objetivo de selar a permanência da indústria em Itajaí. A empresa é a maior enlatadora de pescado do país e a maior empregadora privada da cidade, com 2 mil vagas. A Gomes da Costa mantém quatro unidades de produção em Itajaí _  uma para enlatar, uma para produzir de embalagens, um centro de distribuição, e uma fábrica de processamento de bioproteína, feita com as sobras de peixes.

A empresa já anunciou há cerca de dois anos que tem interesse em levar todos os processos para um só espaço. Desde então, recebeu propostas de outras cidades da região para transferir o parque fabril.  

A relação com Itajaí vinha desgastada pela demora de uma definição. No início do ano, o presidente da Gomes da Costa no Brasil, Enrique Orge Miguez, levou o projeto ao prefeito Volnei Morastoni (PMDB) para uma reaproximação entre prefeitura e empresa. 

A Gomes da Costa não divulga oficialmente os projetos, mas a estimativa é que os investimentos cheguem a R$ 1 bilhão em 10 anos na nova planta integrada da indústria.

Compromissos em Madri

Além de Corunha, Volnei também terá agenda de negócios a cumprir em Madri. O prefeito vai encontrar com o embaixador brasileiro e participará de uma reunião com cerca de 40 empresários espanhóis na Câmara de Comércio Exterior da cidade.

Acompanhe as publicações de Dagmara Spautz:

Governo já tem 80 pedidos de readequação de portos a nova lei

Balneário Camboriú comemora 90% de ocupação dos hoteis no feriadão


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 diaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 1 diaRetweet
O Sol Diário
Busca