Santa Catarina recebe 36 profissionais brasileiros do Programa Mais Médicos - Cidades - O Sol Diário

Saúde03/10/2017 | 18h50Atualizada em 03/10/2017 | 18h58

Santa Catarina recebe 36 profissionais brasileiros do Programa Mais Médicos

Profissionais irão atuar em 33 cidades do Estado

Santa Catarina recebe 36 profissionais brasileiros do Programa Mais Médicos André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Na próxima quinta-feira, 5, a Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos em Santa Catarina vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), receberá 36 profissionais brasileiros para atuarem em 33 municípios catarinenses. A recepção ocorre às 14h, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Coqueiros, Florianópolis. Os novos profissionais vêm para substituir os que já completaram três anos de trabalho, conforme prevê o contrato do programa criado pela Lei 12781/2013.

Os 36 médicos irão se juntar aos 522 que já atuam nos municípios do território catarinense, sendo 156 (profissionais graduados com diploma no Brasil), 141 (brasileiros com formação no exterior e intercambistas estrangeiros) e 261 (cubanos).

 O número de médicos brasileiros participantes do Programa Mais Médicos aumentou 44% em menos de um ano, afirma o Ministério da Saúde. O dado foi divulgado, nesta terça-feira (03), durante a recepção dos 1.375 profissionais brasileiros formados no exterior que aderiram ao último edital. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. A prioridade, diz o Ministério da Saúde, é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população. 

Médicos cubanos em SC

Em julho deste ano, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, concedeu registro a 40 profissionais estrangeiros, a maioria cubanos, intercambistas do Programa Mais Médicos, para trabalhar em Santa Catarina. O Estado teve o segundo maior contingente nomeado nesta etapa, atrás apenas da Bahia, com 50 profissionais. Os profissionais começaram a atuar em 34 municípios – a maior parte no Oeste, no Planalto Norte e no Sul do Estado – e no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, que compreende o território do Oeste e do Meio-Oeste, onde estão localizadas reservas indígenas. 

As cidades que receberão o maior número de profissionais são Balneário Rincão e Içara, no Sul do Estado, Ituporanga, no Vale do Itajaí, e Porto União, no Planalto Norte. Cada uma receberá dois médicos.

Leia também:
Trio americano vence o Nobel de Medicina por pesquisas sobre o relógio biológico

Mais 40 médicos cubanos vão atuar em SC a partir da próxima semana

Vale do Itajaí recebe novos profissionais do Mais Médicos


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 diaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 1 diaRetweet
O Sol Diário
Busca