Pela primeira vez em 30 edições, a Marejada terminou sem desembolso direto de verbas da prefeitura de Itajaí. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Turismo, a festa custou R$ 2,3 milhões. A entrada foi gratuita durante os 11 dias de programação.
Os recursos foram cobertos pelo retorno da venda de bebidas e alimentação, ingressos do parque infantil e estacionamento, além da cota de patrocínio. Faltaram R$ 169 mil, que foram cobertos pelo Fundo de Turismo, um recurso municipal que corresponde ao aluguel do Centreventos.
Os bons resultados levaram a Secretaria de Turismo a cogitar a venda de ingressos para o próximo ano. O secretário Evandro Neiva quer debater o assunto com a comunidade _ decidir se há viabilidade para cobrança em alguns dias e horários da semana, para que o município tenha lucro, ou continuar no modelo atual, com entrada gratuita e foco na promoção de Itajaí como destino turístico.
Em 2018, a Marejada seguirá no mês de outubro e com 11 dias de duração. A prefeitura deverá licitar em janeiro os serviços para as próximas três edições. A Heinecken Brasil, que venceu o edital para fornecimento de bebida nesta edição, manifestou interesse em renovar a parceria.
A Marejada ocorreu de 5 a 15 de outubro e registrou 220 mil visitantes _ quase o dobro do que era aguardado pela organização.
Parceria
Na próxima semana, a Secretaria de Turismo de Itajaí se reúne com a organização da Oktoberfest para traçar estratégias para o próximo ano. A ideia é ter a grande atração das festas de outubro como exemplo e parceira.
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