Vestibular UFSC 2018: 31,3 mil candidatos disputam vagas neste sábado em SC - Cidades - O Sol Diário
 

Acesso à universidade09/12/2017 | 13h53Atualizada em 09/12/2017 | 15h58

Vestibular UFSC 2018: 31,3 mil candidatos disputam vagas neste sábado em SC

Concurso ocorre até segunda-feira em 23 cidades catarinenses; neste sábado questões envolvem disciplinas como Biologia, Matemática e Língua Portuguesa

Vestibular UFSC 2018: 31,3 mil candidatos disputam vagas neste sábado em SC Betina Humeres/Diário Catarinense
As provas para ingressar na UFSC ocorrem até segunda-feira em 23 cidades catarinenses. Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Para muitos candidatos, a chance de entrar na  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começou neste sábado às 14h. São 31,3 mil candidatos inscritos no Vestibular 2018 da instituição e as provas começaram neste sábado, com questões de Língua Portuguesa, Segunda Língua, Matemática e Biologia. Mas não para por aí. As provas ocorrem também no domingo e segunda-feira em 23 cidades catarinenses. 

Por volta das 13h, muitos estudantes já aguardavam reunidos no entorno do campus Florianópolis, na Trindade, que teve a maior concentração de candidatos. Um deles era a acadêmica de Enfermagem da Estácio Karoline Rodrigues de Godoi, 18 anos, que pela segunda vez ia prestar o vestibular da UFSC. Ela concorre a uma das vagas curso de Medicina - o mais concorrido do concurso, com 227,49 candidatos por vaga. Para evitar atrasos, ela chegou ao local por volta das 11h30min e aproveitou para tentar relaxar, escutando música com outros estudantes. 

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 09/12/2017 - Primeiro dia de prova do Vestibular da UFSC 2018 - candidatos chegam para o primeiro dia da prova do vestibular da UFSCFoto: Shirley Merone (cabelo curto, óculos) com amigas acompanhando a filha Loren (camiseta cinza, sorrindo). Vieram de Minas GeraisLocal: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Família veio de Minas Gerais para que Loren (no centro) prestasse o vestibularFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Além de moradores de Florianópolis, como Karoline, muitos candidatos vieram de outros Estados para tentar uma das 4.551 vagas em 101 cursos da UFSC.  A professora Shirley Merone veio com amigas para acompanhar a filha, Loren, 19 anos, que disputa uma vaga no curso de Relações Internacionais. O grupo atravessou cerca de 1,5 mil quilômetros, saindo de Montes Claros, em Minas Gerais, para a Capital catarinense. Chegaram nesta sexta-feira e ficam até terça, um dia após o término das provas:

— Considero prova de resistência, são muitos dias de prova. E toda família sofre junto —desabafa Shirley. 

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 09/12/2017 - Primeiro dia de prova do Vestibular da UFSC 2018 - candidatos chegam para o primeiro dia da prova do vestibular da UFSCFoto: Mariana Lang, 17 (E) e Gabriela Moretti, 17 (D)Local: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Mariana Lang e Gabriela Moretti antes de entrar no local de provasFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense

As amigas Gabriela Moretti, 17, e Mariana Lang, 17, vieram do Rio Grande do Sul para prestar o vestibular e chegaram até o local das provas acompanhadas dos pais. Apesar de nervosas para começar a responder as questões e concorrer a vagas nos cursos de Geologia e Fisioterapia, respectivamente, disseram que a companhia dos pais ajudava a dar tranquilidade. 

O empresário e geólogo Adilson Oliveira mora em Florianópolis e também acompanhou o filho, Juliano, 17, até o local da prova.  Próximo à porta de entrada, deu diversos conselhos para o o candidato de primeira viagem. 

— A primeira vez a gente não esquece, né? Mas acho que estou mais nervoso que ele — brincou. 

Quando o relógio de aproximou das 13h45min, horário de fechamento dos portões, muitos candidatos tiveram que correr para não perder a prova. O acadêmico de Medicina da UFSC Bruno Ayala diz que estava passando pelo campus quando uma candidata pediu ajuda para encontrar um dos prédios. A saída foi correr junto com ela para mostrar o caminho e a candidata chegou no local poucos minutos antes do início do primeiro dia de provas. 

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 09/12/2017 - Primeiro dia de prova do Vestibular da UFSC 2018 - candidatos chegam para o primeiro dia da prova do vestibular da UFSCFoto: Bruno Ayala, acadêmico de Medicina da UFSC (camiseta azul, correndo) ajudou a candidata atrasada a chegar a tempo da prova no local certo.Local: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Bruno Ayala correndo para ajudar uma candidata a chegar no local de provasFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Sobre o Vestibular 2018

Os candidatos disputam 4.551 vagas em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Neste ano o vestibular passa por algumas alterações, como dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia foram substituídas por Ciências Humanas e Sociais. 

As provas ocorrerão sempre das 14 às 18 horas, porém os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min

O Vestibular será realizado em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Porém os candidatos que optaram por realizar as provas em Florianópolis foram distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos. Todas as salas de aula serão utilizadas para o concurso. Na Capital, o segundo local de maior concentração de candidatos é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site ou pelo telefone (48) 3721-9200

Candidatos do vestibular ufsc 2018
Candidatos chegam para o primeiro dia de prova no Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Cursos mais procurados 

Medicina ainda é o curso mais concorrido, com 7.962 inscritos, resultando na relação geral de 227,49 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados são: Direito – Diurno (45,16); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,94); Direito – Noturno (34,03); Cinema – Bel – Diurno (32,20); Arquitetura e Urbanismo (31,79); Nutrição (29,19); Odontologia (26,34); Engenharia Química – Diurno (26,18); e Educação Física – Bel Diurno (24,38). 

Divulgação dos Gabarito

Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h de segunda-feira, dia 11 de dezembro, no site www.vestibular2018.ufsc.br.

De olho nas dicas

Algumas dicas para os candidatos, segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve):

Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo). É possível conferir neste site o local da prova;

Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45min nos três dias);

Importante levar para o local de prova:original do documento de identidade informado na inscrição; confirmação de Inscrição Definitiva; caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.

Eletrônicos devem ficar desligados. Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio, controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.O recomendável é que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses, eles deverão ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova. 

Candidatos sabatistas

Os candidatos que no momento da inscrição escolheram a condição especial de ‘sabatista’ realizarão as provas do Vestibular UFSC 2018 nas seguintes cidades: Araranguá, Blumenau, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis ou Joinville. O acesso ao local de prova do ‘sabatista’ se dará no mesmo horário que os demais candidatos nos três dias de prova (9, 10 e 11 de dezembro), ou seja: o portão de acesso estará aberto das 13h às 13h45. No sábado, 9 de dezembro, dirija-se ao local de prova e aguarde orientações. Segundo a Coperve os ‘sabatistas’ serão alocados em uma sala específica para, após o pôr do sol, realizarem a prova.

1ª Prova: 9 de dezembro (sábado)

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras;

Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;

Matemática;

Biologia.

2ª Prova: 10 de dezembro (domingo)

Ciências Humanas e Sociais (Filosofia, Geografia, História, Sociologia);

 Física;

Química.

3ª Prova: 11 de dezembro (segunda)

Redação;

Quatro questões discursivas.

Leia também:

Entenda as mudanças do Vestibular UFSC 2018

Escolas de SC adotam jogos eletrônicos consagrados como metodologia de ensino

Governo federal flexibiliza regras e amplia ensino a distância na Educação Básica



Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFederação Catarinense de Futebol adia jogos por causa de paralisação https://t.co/mFGH7TEdCnhá 8 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCom reservas, Figueirense perde jogo-treino com o Guarani de Palhoça https://t.co/s3FytWifU4há 9 horas Retweet
O Sol Diário
Busca