Vestibular UFSC 2018: Candidatos apontam matemática como parte mais difícil do primeiro dia  - Cidades - O Sol Diário
 

Primeiro dia de provas09/12/2017 | 18h53Atualizada em 09/12/2017 | 19h59

Vestibular UFSC 2018: Candidatos apontam matemática como parte mais difícil do primeiro dia 

Concurso ocorre até segunda-feira em 23 cidades catarinenses; neste sábado questões envolviam disciplinas como Biologia, Matemática e Língua Portuguesa

Vestibular UFSC 2018: Candidatos apontam matemática como parte mais difícil do primeiro dia  Betina Humeres/Diário Catarinense
Provas continuam neste domingo e segunda-feira Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

No final da tarde deste sábado o movimento de estudantes era intenso no entorno do campus Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro dia de provas do Vestibular 2018 terminou às 18h e teve um índice de abstenção de 18,74% (5.867 vestibulandos faltantes). Os comentários entre os candidatos eram principalmente sobre as questões de matemática, considerada a parte mais difícil do primeiro dia de provas. 

— A parte de matemática foi um pouco assustadora, tinha bastante cálculo, álgebra, então demorava mais para fazer — explica a candidata Barbara Scariot Ferreira, 18 anos, que disputa uma das vagas do curso de Arquitetura. 

É a terceira vez que a gaúcha faz o vestibular da UFSC. Ela acrescenta que, ao contrário dos anos anteriores, porém, as fórmulas ajudaram bastante. Sobre a parte de biologia, disse que teve bastante atualidade, com questões de zika vírus e leishimaniose. 

Gabriel Bacellaé veio do Maranhão para fazer a prova e também considerou matemática a parte mais difícil, já biologia achou a mais fácil. Apesar de ter considerado o tempo suficiente, a paulista Juliana Diaz, 19 anos, também considerou as questões de matemática muito complexas. Apesar de ter praticando fazendo as provas anteriores do concurso, achou mais difícil neste ano. 

As amigas Gabrielli Muller, de Curitiba, e Walesca de Matos Tidre, de Florianópolis, estão concorrendo a vagas no curso de Direito. Comentaram que a prova estava dentro da expectativa, porém também se surpreenderam com as questões de matemática:

— A gente esperava difícil, mas não tanto. As questões eram bem complexas, de temas aprofundados — diz Walesca.

— Caiu muito assunto avançado, demorava 15 minutos para fazer cada questão. Deixei matemática por último e quase não consegui responder tudo — completou Gabrielli. 

As provas continuam neste domingo e segunda-feira. A expectativa dos candidatos é principalmente em relação ao último dia, quando há a redação e as quatro questões discursivas. As provas ocorrerão sempre das 14 às 18 horas, porém os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min

Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h de segunda-feira, dia 11 de dezembro, no site www.vestibular2018.ufsc.br.   

2ª Prova: 10 de dezembro (domingo)

Ciências Humanas e Sociais (Filosofia, Geografia, História, Sociologia);

 Física;

Química.

3ª Prova: 11 de dezembro (segunda)

Redação;

Quatro questões discursivas.

Sobre o Vestibular 2018

Os candidatos disputam 4.551 vagas em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Neste ano o vestibular passa por algumas alterações, como dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia foram substituídas por Ciências Humanas e Sociais. 

O Vestibular será realizado em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Porém os candidatos que optaram por realizar as provas em Florianópolis foram distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos. Todas as salas de aula serão utilizadas para o concurso. Na Capital, o segundo local de maior concentração de candidatos é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site ou pelo telefone (48) 3721-9200

Candidatos do vestibular ufsc 2018
Candidatos chegam para o primeiro dia de prova no Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Cursos mais procurados 

Medicina ainda é o curso mais concorrido, com 7.962 inscritos, resultando na relação geral de 227,49 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados são: Direito – Diurno (45,16); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,94); Direito – Noturno (34,03); Cinema – Bel – Diurno (32,20); Arquitetura e Urbanismo (31,79); Nutrição (29,19); Odontologia (26,34); Engenharia Química – Diurno (26,18); e Educação Física – Bel Diurno (24,38). 

De olho nas dicas

Algumas dicas para os candidatos, segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve):

Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo). É possível conferir neste site o local da prova;

Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45min nos três dias);

Importante levar para o local de prova:original do documento de identidade informado na inscrição; confirmação de Inscrição Definitiva; caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.

Eletrônicos devem ficar desligados. Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio, controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.O recomendável é que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses, eles deverão ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova. 

Leia também:

Entenda as mudanças do Vestibular UFSC 2018

Escolas de SC adotam jogos eletrônicos consagrados como metodologia de ensino

Governo federal flexibiliza regras e amplia ensino a distância na Educação Básica



O Sol Diário
Busca