Turismo religioso: seis grutas e santuários para visitar em Santa Catarina - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Viagens de fé13/01/2015 | 07h31

Turismo religioso: seis grutas e santuários para visitar em Santa Catarina

Mais famoso destino do Estado, santuário da Santa Paulina recebe 70 mil visitantes ao mês

Turismo religioso: seis grutas e santuários para visitar em Santa Catarina Charles Guerra/Agencia RBS
Santuário Santa Paulina é um parque ecológico onde se pode passear, orar e contemplar a natureza Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

As viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 17,7 milhões de peregrinos pelo Brasil em 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Destes, cerca de 10 milhões fizeram viagens sem pernoitar no destino, os chamados excursionistas, e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.

Santa Catarina tem boas opções no segmento e o verão pode ser uma boa época para planejar uma visita a um santuário, gruta ou monumento pelo Estado. Conheça seis opções e se programe.

Santuário Santa Paulina, em Nova Trento

A opção mais conhecida em Santa Catarina recebe cerca de 70 mil peregrinos por mês. O Santuário  é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza e fazer trilhas.O Complexo oferece uma estrutura com restaurante próprio, hospedagem e loja de lembranças.

Santuário e gruta Albertina Berkenbrock, em São Martinho

O santuário e a gruta são simples, a infraestrutura local fica por conta do bar que pertence aos parentes da santa. Há uma igreja com seus restos mortais e um cemitério ao lado, onde estava sepultada Albertina antes de ser beatificada, em 2007. A região é muito bonita, com muitos rios e cascatas, que justifica um passeio de um dia.



Gruta e santuário de Angelina, em Angelina

O Santuário Mariano ou Santuário Nossa Senhora de Angelina é formado pela Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra. Localizada no centro da cidade, a Gruta foi criada em 1899 pelo frei Zeno Wallbroehl, em cumprimento de uma promessa. Guarda uma imagem vinda da Alemanha, encomendada pelo frei, que morreu antes da sua chegada, em 1902. Em meio a quedas d’água e plantas nativas, o caminho até a gruta é um ziguezague, todo lajotado, de 740m, com passagens da Via Sacra produzidas em gesso por um artesão na Alemanha, em 1900.

Monumento a Frei Bruno, em Joaçaba

Uma das maiores estátuas das américas, o monumento fica no alto de um morro, o que gera  uma bela vista das cidades de Joaçaba e Herval d'Oeste. No local há um pequeno museu com a história do frei, mas não existem opções de alimentação. A ida de carro é recomendada, pois a subida é grande.



Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque


O complexo fica a cerca de 3 km do centro e é composto pelo Seminário metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, museu arquidiocesano Dom Joaquim, de três andares — que além de arte sacra conta a história da região —, igreja, lanchonete, loja de lembranças e o hospital arquidiocesano Consul Carlos Renaux . Há estacionamento no local.

Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza

No interior do santuário há uma gruta. Aos pés da imagem de Nossa Senhora, corre água pura, vinda de uma fonte natural.
No último domingo do mês de maio acontece, a Festa e Romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. 

Veja os locais no mapa


DIÁRIO CATARINENSE

O Sol Diário
Busca