Atores consagrados se reinventam nos filmes de super-heróis - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Reforço de peso08/08/2016 | 06h03Atualizada em 08/08/2016 | 06h03

Atores consagrados se reinventam nos filmes de super-heróis

Vencedores de Oscar e nomes prestigiados estão cada vez mais presentes nos blockbusters que levam aos cinemas personagens dos quadrinhos  

Atores consagrados se reinventam nos filmes de super-heróis Divulgação/Reprodução
Consagrado com o filme "O jogo da imitação" e a série "Sherlock", Benedict Cumberbatch estrela "Doutor Estranho" Foto: Divulgação / Reprodução

Filmes de super-heróis estão, desde o início dos anos 2000, entre os principais responsáveis por manter as engrenagens de Hollywood girando. Mais do que máquinas de fazer dinheiro, os blockbusters derivados dos quadrinhos também tornaram-se passagem obrigatória para qualquer ator que almeje uma estrela na Calçada da Fama ou queira manter-se em alta – ou, ainda, que precise de um desfibrilador na carreira.

O caso mais emblemático do quão benéfico pode ser um filme de super-herói é o de Robert Downey Jr. Depois de alcançar o estrelato nos anos 1990, o ator caiu em descrédito pelo comportamento problemático devido ao abuso de drogas. Durante uma década, foi chamado só para produções independentes ou papeis pequenos. Sua sorte só mudou em 2008, quando vestiu a armadura do Homem de Ferro no longa que inaugurou o universo da editora Marvel nos cinemas.

Tom Hanks estrela "Negócio das Arábias" 
Filme "Fome" aborda desigualdade social no Brasil
Premiado no Festival de Veneza, "De longe te observo" estreia em Porto Alegre

A excelente caracterização do genial, bilionário, playboy e filantropo Tony Stark botou Downey Jr. novamente em evidência. Ele acabou indicado ao Oscar no ano seguinte por Trovão tropical e levou o Globo de Ouro por Sherlock Holmes. Hoje, é simplesmente um dos atores mais bem pagos da indústria.

O êxito de Downey Jr. puxou a fila de astros que deixaram o preconceito de lado e toparam encarnar personagens de histórias em quadrinhos — e a razão não é apenas financeira.

— Atores e atrizes, mesmos os grandes, estabelecidos, precisam demonstrar que são versáteis e não se dedicam a um só tipo de filme — comenta, via e-mail, a jornalista cultural e jurada do Globo de Ouro Ana Maria Bahiana. — Fazer um papel, mesmo menor, num filme de super-herói, resolve essa questão, conecta o ator com novas plateias e, em geral, rende um bom cachê por poucos dias de trabalho (porque o papel é menor...).

Marcelo Hessel, crítico de cinema do site Omelete, concorda com Ana Maria:

– Atores tarimbados raramente ocupam posições chave nesses filmes. Na maioria das vezes, são coadjuvantes de luxo para dar a essas produções um suposto selo de qualidade.

Mesmo não encabeçando a maior parte dos longas — duas exceções são Sir Ian McKellen vivendo Magneto em X-Men (2000), e Ben Affleck como o Batman de Batman vs. Superman (2016) —, a proporção de astros consagrados em filmes do gênero só aumenta. Próximo grande longa-metragem da Marvel, Doutor Estranho está previsto para chegar aos cinemas no dia 3 de novembro com um time peso-pesado: protagonizada por Benedict Cumberbatch (indicado ao Oscar por O jogo da imitação e vencedor do Emmy pela série Sherlock), a história do bruxo traz ainda Rachel McAdams (indicada à estatueta por Spotlight), Tilda Swinton (vencedora do Oscar por Conduta de risco e indicada a três Globos de Ouro) e Chiwetel Ejiofor (indicado a três Globos de Ouro e também ao Oscar por 12 anos de escravidão).

Além de manterem em evidência e salvarem carreiras, os super-heróis também se tornaram catapultas de talentos. Que o diga Tom Hiddleston, ator de séries de televisão que, depois de encarnar o vilão Loki em Thor (2011), fez Meia-noite em Paris, de Woody Allen, Cavalo de guerra, de Steven Spielberg, A colina escarlate, de Guillermo del Toro, e em breve será o mocinho do blockbuster Kong – A ilha da caveira (2017).

— É a plataforma que qualquer ator iniciante espera — crava Alexandre Callari, do site Pipoca e Nanquim e um dos autores do livro Quadrinhos no cinema. — Mesmo um fracasso é capaz de fazer uma carreira em Hollywood, como é o caso de Jason Momoa e seu Conan (2011). Hoje em dia, filmes de heróis são sinônimo de público. São os mais falados na internet. O que motiva promoção na grande mídia, também.

Quem ganhou uma sobrevida

— Cinco vezes indicado ao Oscar, Jeff Bridges desencantou depois de Homem de Ferro (2008), ganhando a estatueta de melhor ator no maior prêmio da indústria por Coração louco (2010) e outra indicação para melhor ator por Bravura indômita (2011).

Quem vai na onda

— Brie Larson, vencedora do Oscar deste ano por O quarto de Jack (2015), foi anunciada como a Capitã Marvel no filme da heroína previsto para 2019.

— Lupita Nyong'o, oscarizada com o o longa 12 anos de escravidão, já garantiu lugar em Pantera Negra, da Marvel, anunciado para 2018.

— Michael Keaton, indicado ao Oscar de melhor ator e vencedor do Globo de Ouro por Birdman (2015), será o grande vilão do próximo filme do Homem-Aranha, Homecoming, em 2017.

Coadjuvantes de luxo

— Glenn Close (indicada a seis Oscar) fez uma ponta em Guardiões da galáxia e vai reprisar o papel na sequência prevista para 2017.

— Michael Caine (vencedor de dois Oscar) virou o mordomo Alfred na trilogia do Batman (2005 – 2012), do diretor Cristopher Nolan.

— Ben Kingsley (Oscar por Gandhi e indicado outras três vezes) virou vilão em Homem de Ferro 3 (2013).

— Anthony Hopkins, vencedor do Oscar por O silêncio dos inocentes, virou Odin, o pai de Thor, nos filmes do herói.

— Cate Blanchett, ganhadora de dois Oscar, está confirmada no próximo filme do Thor, Ragnarok, que estreia em 2017.


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSC mantém liderança na produção de ostras, vieiras e mexilhões https://t.co/cG170FNLBKhá 5 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDeslizamentos deixam 33 pessoas desaparecidas na China https://t.co/j3kcwfi7wLhá 1 horaRetweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros