Blumenau se despede do multiartista Tadeu Bittencourt - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Despedida05/08/2016 | 12h59

Blumenau se despede do multiartista Tadeu Bittencourt

Artista blumenauense não venceu a luta contra um câncer no cérebro e foi sepultado quinta-feira no Cemitério São José

Blumenau se despede do multiartista Tadeu Bittencourt  Ver Descrição/Ver Descrição
Foto de Tadeu Bittencourt tirada em 2005 Foto: Ver Descrição / Ver Descrição
A arte blumenauense ficou menos colorida ao se despedir do multiartista Tadeu Bittencourt. A luta contra um câncer no cérebro teve fim na quarta-feira. Após oito meses de uma cirurgia de retirada de três tumores no cérebro, o blumenauense não resistiu e morreu às 19h30min do dia 3 de agosto de 2016. O sepultamento e o adeus de colegas, amigos e familiares aconteceu quinta-feira no Cemitério São José, em Blumenau.


(Foto: Reprodução de obras de Tadeu Bittencourt)

Bittencourt somava três décadas de vida artística dedicada à experimentação. Era um artista consagrado por explorar um mundo artístico colorido, vasto, plural e híbrido. Suas obras com formas sinuosas, abusam do tamanho, movimentam e mudam as possibilidades da linguagem visual — causando muitas vezes estranhamento.

Um bom exemplo é o Embrião (foto abaixo), peça localizada na Rua João Pessoa com a Rua General Osório (também conhecida como "rótula do Tomio"), no bairro da Velha, em Blumenau. Produzido em aço, o trabalho mede 2,80m por 5m e colocado sobre base em concreto.


(Obra Embrião, localizada na Velha, em Blumenau)

Leilão em prol do artista

Um leilão solidário foi organizado em junho deste ano por colegas e principalmente admiradores que, unidos, se mobilizaram e criaram o SOS Tadeu Bittencourt, com 66 obras que teve a renda revertida para o artista ocorreu no Museu de Arte de Blumenau.

Desde a cirurgia, a mulher de Bittencourt se dedicava inteiramente ao marido que estava impossibilitado de trabalhar e criar novas peças.Durante o leilão solidário, 31 obras foram arrematadas e renderam pouco mais de R$ 6 mil para ajudar o artista que estava internado no Hospital Santo Antônio.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioExposições e atrações musicais marcam início do 5º Colmeia https://t.co/91aSNAxr6Ahá 8 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAmigas criam grupo de conversa para ajudar na luta contra o câncer https://t.co/IjyQlWfOiqhá 5 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros