Festival Itajazz começa nesta quinta com o melhor do jazz catarinense - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Música 04/08/2016 | 14h11Atualizada em 04/08/2016 | 14h18

Festival Itajazz começa nesta quinta com o melhor do jazz catarinense

Evento celebra 21 anos com shows e jam sessions na quinta e sexta-feira em Itajaí

Festival Itajazz começa nesta quinta com o melhor do jazz catarinense Gabriel Silveira/Divulgação
Duo Backer é uma das atrações da abertura, nesta quinta (4) Foto: Gabriel Silveira / Divulgação

O Itajazz foi o precursor do Festival de Música de Itajaí e o embrião do que hoje é a cena de música instrumental em Santa Catarina. Há duas décadas o festival que surgiu de forma despretensiosa entre um grupo de amigos músicos celebra o jazz e promove grandes encontros entre instrumentistas catarinenses e do resto do Brasil. Em 2016 o projeto comemora 21 anos e realiza hoje e amanhã mais uma edição em Itajaí.

Por que Santa Catarina é a terra da música instrumental

Este ano o Itajazz reunirá jovens talentos, pratas da casa e veteranos. A abertura hoje será com a singeleza do Duo Backer, acompanhado de quarteto, e o inusitado duo de acordeon e trombone de João Pedro Teixeira e Sergio Coelho. Amanhã sobem ao palco os bluesmen da The Headcutters e o consagrado Arreio Sem Freio em nova formação, além da participação do guitarrista Beto Blues.

The Headcutters se apresenta na sexta  Foto: The Headcutters / Divulgação

Nas duas noites a Banda Itajazz, formada por alguns dos fundadores do festival, abre as rodadas de jam session para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

Leia também
"Vou desmaterializar no palco", diz Bruna Goés sobre tributo a Amy Winehouse
Palco Giratório traz a SC o melhor do teatro do Brasil em 33 espetáculos

Além dos shows e jam sessions, a jornalista Natália Uriarte e o fotógrafo Ronaldo Silva Jr autografam os livros Clave de Sol, Clave de Mar – Histórias da Música Instrumental em Itajaí e Festival de Música de Itajaí, obras que resgatam uma parte significativa da história da música em Itajaí.

Grupo Arreio sem Freio Foto: Itajazz / Divulgação

Começou como encontro para releituras

No começo dos anos 1990, um grupo de músicos e amigos apaixonados por jazz voltou de uma temporada de estudos nos Estados e começou a tocar juntos em Itajaí. Bossa nova e jazz entravam para o repertório. De encontros mensais o movimento cresceu até surgir o festival Itajazz.

_ Tocávamos por satisfação pessoal e fazíamos releituras de jazz, bossa nova. Foi dando certo. Começamos a convidar outros músicos. A partir do festival surgiram muitos músicos bons que se espelharam naquela produção _ conta o baterista Osmar Schulze, o Peninha.

Duo de acordeon e trombone de João Pedro Teixeira e Sergio Coelho Foto: Itajazz / Divulgação

Os músicos que começaram o movimento foram Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena. Em 1996, o projeto se consolidou e passou a promover encontros com grandes nomes da música instrumental brasileira, como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Beto Lopes, Renato Borghetti, Guinha Ramires, Bebe Kramer, Jorginho do Trompete, Luiz Meira, Dr. Cipó e Sandro Haick.

AGENDE-SE
O quê:
Itajazz 21 Anos - Grandes Encontros
Quando: hoje e amanhã, às 21h30min
Onde: Bar ZéPelin Itajaí (Av. Ministro Victor Konder, 1.150, Centro, Itajaí)
Quanto: gratuito
Informações: (47) 3083-7442

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Ultrapassou pelo acostamento", conta testemunha sobre motorista que atropelou ciclista na SC-401 https://t.co/RGPKwWZajzhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 16 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros