Filme "O silêncio do céu", com Carolina Dieckmann, une suspense, drama e tragédia - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Sotaque bilíngue29/08/2016 | 19h30Atualizada em 29/08/2016 | 21h31

Filme "O silêncio do céu", com Carolina Dieckmann, une suspense, drama e tragédia

Longa rodado em Montevidéu foi exibido no Festival de Gramado

Depois de chorar e rir no sábado com os dois longas brasileiros da competição do 44º Festival de Cinema de Gramado, o público assistiu nesta segunda-feira a um thriller de suspense, um drama e uma tragédia — tudo em um só filme. O silêncio do céu (SP), único longa exibido na terceira noite do certame serrano, conjuga diferentes gêneros para contar a história de um casal vivido pela atriz brasileira Carolina Dieckmann e pelo ator argentino Leonardo Sbaraglia. Apesar de rodado em Montevidéu, falado quase todo o tempo em espanhol e com um elenco multinacional — que inclui a uruguaia Mirella Pascual, do filme Whisky (2014), e o argentino Chino Darín, filho do astro Ricardo Darín —, O silêncio do céu não é uma coprodução internacional: segundo o produtor Rodrigo Teixeira, o trabalho foi rodado totalmente com dinheiro brasileiro.

Leia também
Vencedora do Globo de Ouro, Rachel Griffiths apresenta filme em Gramado 
Movimento esfria em Gramado após exibição do polêmico "Aquarius"

Na história, Carolina vive uma brasileira casada com um uruguaio, com quem tem um casal de filhos. O marido (Sbaraglia, de Relatos selvagens) acaba de voltar para a confortável casa da família depois de uma reconciliação. Um terrível episódio, porém, vai perturbar o complexo relacionamento de Diana e Mario: a mulher é estuprada dentro do próprio lar por uma dupla de homens. Diana decide manter segredo sobre o ato, sem saber que Mario assistiu ao episódio quando chegava na residência e não a socorreu, ficando paralisado por suas fobias. A partir daí, o clima de tensão entre os dois, que silenciam um com o outro a respeito do que sabem, vai se tornando insuportável, ao mesmo tempo em que Mario começa a seguir os violadores de sua esposa.

Carolina Dieckmann Foto: Carlos Mossmann / Pressphoto

— É uma descida ao inferno moral dos personagens, a construção de uma degeneração da relação de um casal em um mundo em violência constante — resumiu o roteirista Caetano Gotardo na coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira.

Realizador dos aplaudidos filmes Trabalhar cansa (2011) e Quando eu era vivo (2014), o diretor Marco Dutra imprimiu em O silêncio do céu um clima hitchcockiano, que evoca clássicos do mestre do suspense como Um corpo que cai (1958).

— Aprendi a ver cinema assistindo a filmes de gênero. Quando eu era criança, ia na locadora e adorava ver os filmes divididos em prateleiras: suspense, terror, ficção científica. Aquilo não era redutor para mim, era uma forma de classificar os filmes que eu queria ver ou não naquele dia. Quando se faz suspense, é inevitável usar a gramática estabelecida por Hitchcock — disse o cineasta a Zero Hora.

Mais conhecida por seu trabalho na televisão, Carolina Dieckmann tem talvez a melhor interpretação de sua carreira em O silêncio do céu. A bela estrela dá conta de encarnar as nuanças de sua personagem, expressando suas angústias e julgamentos mais pelo olhar do que propriamente pelas palavras — durante quase todo o filme, aliás, Carolina fala em espanhol.

— A maneira como a Diana lida e se comporta com a agressão que sofreu é extremamente inquietante. Você nunca sabe exatamente o que ela está sentindo e o que quer passar. Para mim, como atriz, foi um personagem muito gostoso de fazer, muito bom de passear por suas emoções — contou Carolina em entrevista exclusiva a ZH.

O silêncio do céu entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 22 de setembro.

Carolina Dieckmann (ao centro, de bege) interpreta uma brasileira casada com um uruguaio Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto

Leia outras notícias em ZH


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNova temporada de "Cozinhando no supermercado" e outras atrações para ver na TV nesta terça-feira https://t.co/yb3aM8b2w2há 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Ultrapassou pelo acostamento", conta testemunha sobre motorista que atropelou ciclista na SC-401 https://t.co/RGPKwWZajzhá 5 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros