Aplicativo serve como guia para visitantes da exposição de Gaudí - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Internet das coisas01/09/2016 | 06h06Atualizada em 01/09/2016 | 17h29

Aplicativo serve como guia para visitantes da exposição de Gaudí

Tecnologia ajuda visitantes do Museu de Arte de Santa Catarina a entenderem a obra do arquiteto catalão em exposição em Florianópolis 

Aplicativo serve como guia para visitantes da exposição de Gaudí Betina Humeres/Agencia RBS
Mostra tem 116 obras referentes à Gaudí e a artistas contemporâneos dele Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Gaudí, Barcelona 1900 é a primeira exposição do Brasil a contar com a tecnologia Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) como um guia para os visitantes. Isso faz do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis, pioneiro no que se chama de museu inteligente. Se você for à exposição, basta se conectar via bluetooth no aplicativo TagPoint para ter informações sobre cada obra.

Veja reportagem especial e multimídia sobre a exposição inédita de Gaudí

Funciona assim:

Ibeacons
A comunicação é feita por ibeacons, pequenos dispositivos de alta tecnologia que conectam o visitante ao museu e transferem o conteúdo de cada obra diretamente ao smartphone via bluetooth, em tempo real, na medida que se desloca pela exposição. Basta baixar gratuitamente o aplicativo TagPoint e acionar o bluetooth ao entrar no museu.

Maquete da Casa Batlló Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Durante e depois da exposição

Para acessar as informações, basta estar no museu ou num raio de alcance do ibeacon. O conteúdo permanecerá disponível no smartphone ou tablet para visualizações futuras.

Quatro referências para entender a genialidade de Gaudí
Entenda como será o esquema de ingressos para a exposição 

Tudo sobre Gaudí

No Masc, foram distribuídos 100 dispositivos que medem dois centímetros por dois centímetros. Jucelha Carvalho, representante da TagPoint em Santa Catarina, explica que os ibeacons foram instalados na parte da iluminação de 100 obras selecionadas dentre as 116 que compõem a mostra Gaudí, Barcelona 1900. As informações foram repassadas pelo Instituto Tomie Ohtake, instituição parceira da exposição. Algumas obras têm informações básicas, como autor e data, e outras trazem particularidades do autor e do contexto da época.

Esta é a quarta exposição com a tecnologia Internet das Coisas no Masc. Desde janeiro a tecnologia vem sendo usada em modo teste em outras exposições da casa.

Conteúdo para cegos

O aplicativo TagPoint tem recurso de acessibilidade e funciona como um guia em áudio para cegos.

Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Tecnologia é promessa de revolução

A Internet das Coisas é uma tecnologia que transforma objetos cotidianos — de máquinas industriais até eletrodomésticos simples — em objetos inteligentes por meio de sensores embutidos que agregam e compartilham informações via rede.

— É uma tecnologia que promete mudar o mundo, ultrapassar a indústria automobilística e petrolífera. Os objetos irão se comunicar entre si. É como obra inanimada que passa a falar com você — explica Vitor Loreto, CEO da TagPoint.

A empresa é pioneira na América Latina no uso da Internet das Coisas voltada para marketing, publicidade e vendas, além de ser a plataforma líder mundial em número de usuários utilizando a tecnologia IoT. Em Santa Catarina, o dispositivo é comercializado por distribuidores autorizados, entre eles a Fecomércio.

O usuário não precisa desinstalar o app após a exposição, já que mais de 200 estabelecimentos em Florianópolis  utilizam a tecnologia, e com isso podem ter acesso à publicidade segmentada.

Cadeira desenhada pelo arquiteto Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCampanha nacional de multivacinação termina nesta sexta-feira https://t.co/u4QQjuwhW3há 3 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFilmes para ver nesta sexta-feira https://t.co/6KI0b7zxPehá 9 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros