Festa das Etnias segue até domingo com shows nacionais e opções gastronômicas em Criciúma  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Celebração07/09/2016 | 07h10Atualizada em 07/09/2016 | 07h10

Festa das Etnias segue até domingo com shows nacionais e opções gastronômicas em Criciúma 

Festa das Etnias segue até domingo com shows nacionais e opções gastronômicas em Criciúma  GUILHERME HAHN/Especial
Foto: GUILHERME HAHN / Especial

Gastronomia típica, apresentações culturais e o resgate das origens estão entre as atrações da 28a Festa das Etnias, que segue até domingo em Criciúma. As sete principais etnias responsáveis pela colonização da cidade se reúnem no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti para celebrar. Shows nacionais também estão na programação, que enaltece as raízes alemã, árabe, espanhola, italiana, africana, polonesa e portuguesa da população.

O maior apelo da festa é a gastronomia, com restaurante e lanchonetes com pratos típicos. Através da comida é possível manter as raízes. Quem quiser conhecer um pouco mais de cada etnia, pode saborear pratos a partir de R$ 10, conhecer texturas e sabores novos e ainda ajudar as associações envolvidas.

– A Festa das Etnias é de uma importância tamanha não somente para Criciúma, mas todo Estado, pois a maioria das festas ressalta apenas um povo que colonizou aquele local. Aqui não, você tem sete povos, sete culturas, acho isso riquíssimo. Você vai da Europa à África em questão de 100 metros – explica a presidente da comissão organizadora, Elaine Pereira da Cunha Julia.

Foto: GUILHERME HAHN / Especial

À frente também da etnia espanhola, Elaine sabe dos desafios de manter as tradições vivas e por isso conta com a parceria dos demais grupos. Cada um tem uma associação cultural, e os valores arrecadados durante a festa garantem a manutenção das atividades. Pelas ruas de Criciúma, é possível encontrar vestígios dos povos que chegaram por aqui no começo do século 20. Seja na arquitetura, nas danças ou na gastronomia, a história se mantém viva.

— Todo mundo tem um pouquinho de português, a escrita, a língua, está aí no nosso cotidiano. Os doces bastante conhecidos, os vinhos portugueses, o bacalhau, estarão presentes em uma bela confraternização familiar — destaca o presidente da Associação Luso-Brasileira de Tradições e Cultura de Criciúma, George de Luca.

Foto: GUILHERME HAHN / Especial

Até domingo, dezenas de grupos farão apresentações culturais, e a entrada no pavilhão custa R$ 2. Na tarde de hoje, o espetáculo infantil Toy Story é gratuito e começa às 15h30min. Para os shows nacionais, que serão no ginásio municipal, os ingressos estão à venda pela internet.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA
Centro de Eventos
11h às 24h: Apresentações culturais, dança, balé e coral no palco e tablado
15h30min: Teatro infantil Toy Story (gratuito)
Ginásio municipal
22h: Show nacional Biel

QUINTA-FEIRA
Centro de Eventos
19h às 20h: apresentações no palco e tablado. João Luiz Corrêa e Grupo encerram a noite
Ginásio municipal
22h: Show nacional gospel com Anderson Freire e Banda

SEXTA-FEIRA
Centro de Eventos
19h às 24h: shows, apresentações culturais e dança no palco e tablado
Ginásio municipal
1h: Show nacional Anitta

SÁBADO
Centro de Eventos
10h à 1h: shows, apresentações culturais e dança no palco e tablado
Ginásio municipal
23h50min: Show nacional Lulu Santos

INGRESSO SOLIDÁRIO

Em parceria com a Cruz Vermelha de Criciúma, a produtora dos shows oferece a opção do ingresso solidário. Na compra da entrada mais a doação de um quilo de alimento, são oferecidos dois tíquetes. O estacionamento nos pavilhões também pode ser pago com um quilo de alimento. Os ingressos para os shows nacionais podem ser adquiridos em bit.ly/festadasetnias.


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSC mantém liderança na produção de ostras, vieiras e mexilhões https://t.co/cG170FNLBKhá 10 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDeslizamentos deixam 33 pessoas desaparecidas na China https://t.co/j3kcwfi7wLhá 11 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros