Gregory Haertel lança novo romance A Casa Antiga em Blumenau - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Literatura09/09/2016 | 09h01

Gregory Haertel lança novo romance A Casa Antiga em Blumenau

Evento ocorre a partir das 17h no Shopping Park Europeu

Gregory Haertel lança novo romance A Casa Antiga em Blumenau Arquivo Pessoal/Divulgação
O escritor Gregory Haertel lança neste sábado, a parti das 17h, seu novo romance, A Casa Antiga Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Amor, enchente e perda. Cada capítulo representa um dia na vida de um casal de Aguardo, cidade em que o protagonista - durante uma grande cheia - carrega o corpo da mulher. Pensa, reflete, perde e encontra. Este é o enredo do novo romance do escritor, letrista e dramaturgo catarinense e residente em Blumenau, Gregory Haertel. O lançamento da obra A Casa Antiga será neste sábado, das 17h às 21h, na Livraria Blulivro, no Shopping Center Park Europeu, em Blumenau. Produzido e editado pela Editora da Casa, o livro custa R$ 30 e conta uma história envolvente, de deixar sentimentos à flor da pele. Confira a entrevista com o autor:


O que se pode esperar de A Casa Antiga?

É uma história de amor. Pode parecer estranho falar assim de um livro em que o protagonista carrega o corpo da sua esposa por uma cidade durante o fim de uma grande enchente, mas é assim que eu sempre o entendi. A base do livro foi escrita em aproximadamente um mês de trabalho intensivo, período durante o qual me isolei de todos os demais afazeres. Depois deste tempo, o livro foi revisado algumas vezes, durante uns dois anos, até chegar ao resultado final.


Segue a mesma linha do romance Aguardo?

É um romance que também se passa na cidade de Aguardo, porém é estruturalmente diferente. Enquanto cada capítulo de Aguardo tinha como protagonista um personagem e acontecia em períodos diferentes, levando, no final da leitura, a um painel de décadas daquela cidade e seus personagens, A Casa Antiga é focada em um casal e tem uma trajetória linear, com cada capítulo acontecendo em um dia (totalizando sete dias) levando, no fim da leitura, a um painel da vida daquele casal. Apesar de ambos os livros acontecerem na mesma cidade fictícia, não existe qualquer continuidade entre eles.


Em 2008 você lançou Aguardo, obra reverenciada até hoje em Blumenau,  região e pelo Brasil. Onde você acredita que acertou?

Eu fico muito feliz que algumas pessoas tenham lido Aguardo e se identificado com o livro. Os dois livros foram escritos em momentos nos quais eu achava crucial, para mim, escrevê-los. Quando eu escrevo literatura, não escrevo com o intuito imediato de publicar nem com uma ideia do que possa ser "acertar". É uma necessidade, naquele momento, escrever. Dividir o que é mais íntimo meu e saber que algumas pessoas se interessam por isso é muito gratificante.


Alguns preferem o silêncio para escrever, outros procuram na música a inspiração para criar. Como é o seu processo criativo?

Sempre sozinho e em silêncio. Mesmo nos trabalhos colaborativos, como o teatro, eu me reúno com o grupo, vejo ações propostas, discuto ideias de cenário, iluminação e depois, sozinho, passo a escrever uma ou outra cena para levá-la à avaliação do grupo. O processo de encontrar as palavras é sempre solitário.


SERVIÇO

- O que: Lançamento do livro A Casa Antiga, de Gregory Haertel.
- Quando: Sábado, das 17h às 21h.
- Onde: Livraria Blulivro, no Shopping Center Park Europeu.
- Quanto: O livro custa R$30, mas como a obra é patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, 30% da tiragem será distribuída gratuitamente para instituições de ensino municipal.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFilmes para ver nesta sexta-feira https://t.co/6KI0b7zxPehá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSC mantém liderança na produção de ostras, vieiras e mexilhões https://t.co/cG170FNLBKhá 20 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros