Sete achados da programação da Flamboiã - feira de publicações de artista - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Arte no papel08/10/2016 | 06h31Atualizada em 08/10/2016 | 06h31

Sete achados da programação da Flamboiã - feira de publicações de artista

Com 55 expositores, evento que ocorre no fim de semana reúne artistas, editoras e interessados em publicações de diferentes formatos 

Sete achados da programação da Flamboiã - feira de publicações de artista Flamboiã/Divulgação
Editora "Fotos dos outros", de São Paulo coleta fotos de acervo de outras pessoas para produzir livros únicos Foto: Flamboiã / Divulgação

A Flamboiã, feira de publicações de artista que ocorre neste fim de semana, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Com 55 expositores, o evento reúne artistas, editoras e interessados em publicações das mais variadas linguagens e formatos – impressas ou não, encadernadas ou quem sabe até esculturadas.

Vale a pena conhecer:

Fotos dos outros

A editora de São Paulo coleta fotos de acervo de outras pessoas, achadas em feiras de antiguidades, esquecidas em gavetas ou mesmo jogadas fora, e faz interferências para produzir livros únicos. 

IKREK

Fundada pelos irmãos Pedro e Luiz Vieira, a editora promove e divulga a produção de livros de artista no Brasil. Em São Paulo, possui uma biblioteca com um pequeno acervo e livros sobre o tema. Um de seus projetos é convidar artistas para pensar em livros-objeto.

Foto: Flamboiã / Divulgação

Edições Tijuana

O Tijuana nasceu como uma iniciativa da Galeria Vermelho, de São Paulo, para criar um espaço expositivo apto a mostrar obras de formato incompatível com espaços tradicionais, como os livros de artista. Desde 2009, realiza a Feira de Arte Impressa do Tijuana, uma das maiores do país, e desde 2010 publica seus próprios livros de artista pelo selo. Um dos destaque é A Teus Pés, uma homenagem do artista Fabio Morais à Ana Cristina Cesar. 

Foto: Flamboiã / Divulgação

Edições Aurora + Publication Studio São Paulo

A Publication Studio é uma plataforma de livros sob demanda que existe em vários lugares do mundo. Eles têm uma impressora e um site, onde há um catálogo. Quem quiser uma obra pode ir até um representante - no Brasil, é a Edições Aurora, de São Paulo, e imprimir o livro. Por aqui, a editora vai trazer também suas publicações próprias.

par(ent)esis

Plataforma independente criada por Regina Melim, pesquisadora e professora de Artes Visuais da Udesc, para pesquisar, produzir e publicar projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações impressas. Entre suas publicações está a Hay en Portugués?, produzida por alunos da pós-graduação e com textos inéditos ou raros em língua portuguesa.

n-1 edições

Além de participar como expositora, a editora vai promover, no sábado, lançamento dos livros Crise e Insurreição (Comite Invisible), Teoria King Kong (Virginie Despentes), e a série de cordéis Pandemia. Peter Pál Pelbart, Vladimir Safatle, Ramayana Lira e Fernando Scheibe também vão participar de Insurreição, um percurso-performance que sai do Palácio Cruz e Sousa até o Largo da Alfândega, a partir das 18h30. 

"Estudo sobre a insônia", livro de Louise Kanefuku editado pela Azulejo Arte Impressa, uma das expositoras da feira  Foto: Flamboiã / Divulgação

 Azulejo Arte Impressa

A editora de livros de artistas de Porto Alegre foi fundada em 2015 e logo no primeiro ano lançou sete livros, cada um de um artista e com uma proposta diferente, pensados como uma obra autônoma e um objeto de arte.Os livros são pensados em conjunto com o artista, para encontrar um equilíbrio entre o possível e o ideal na publicação, mantendo-a acessível ao público.

Agende-se
O quê: Flamboiã – Feira de publicações de artista
Quando: sábado (8) e domingo (9), das 11h às 18h
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis)
Quanto: Entrada e programação gratuita

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros