Com teatro lotado, 20º Fenatib diverte crianças e adultos em Blumenau - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Teatro infantil05/11/2016 | 18h20

Com teatro lotado, 20º Fenatib diverte crianças e adultos em Blumenau

Peça A Farra do Boi Bumbá, d'Os Ciclomáticos (RJ), encantou a plateia na tarde deste sábado

Com teatro lotado, 20º Fenatib diverte crianças e adultos em Blumenau Aline Camargo/Agência RBS
Apresentação da peça A Farra do Boi Bumbá, do grupo Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, no 20º Fenatib em Blumenau Foto: Aline Camargo / Agência RBS

Sala cheia, os três sinais soam e a plateia está pronta. Os personagens vão entrando, não pelas coxias, mas pela porta ao fundo do teatro, cumprimentando o público e interagindo com as crianças. Assim começa mais uma atração do 20º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, o Fenatib.

::: Leia mais: Vigésima edição do Fenatib começa hoje em Blumenau

Na tarde deste sábado o grupo Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, apresentou a peça A Farra do Boi Bumbá para um auditório Willy Sievert - uma das salas do Teatro Carlos Gomes - lotados. Pais e filhos encantados com a apresentação não desgrudaram os olhos dos seis atores em cena.

No palco, a lenda do Boi Bumbá, ou Boi de Mamão - e outros nomes que ele ganha Brasil afora - ganha vida e a companhia de outras histórias clássicas da literatura e do folclore brasileiros. O enredo principal traz a história de Catirina e a língua do boi, e se desenrola em torno do rico fazendeiro dono do boi, que é um animal muito bonito. Para satisfazer o deseja da esposa Catirina, que está grávida, Pai Chico traz a língua do boi para a refeição da amada -  e é aí que confusão se arma, já que o fazendeiro quer saber quem matou seu boizinho querido.

A história se entrelaça com outros contos tradicionais brasileiros, principalmente do folclorista Câmara Cascudo. Estão lá a sopa de pedras de Pedro Malasartes, os sertanejos sofridos, as senhoras que sonham com o príncipe encantado, as feiticeiras e os espertalhões. As canções são, quase sempre, acompanhadas por risadas e palmas do público, que tomam conta da sala de apresentação e fazem qualquer um voltar a infância. A programação do 20º Fenatib é gratuita e segue até o dia 12. Toda a agenda pode ser encontrada em fenatib.com.br.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros