Nice creams: aprenda a preparar três sorvetes saudáveis - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Alimentação21/11/2016 | 13h49Atualizada em 21/11/2016 | 13h49

Nice creams: aprenda a preparar três sorvetes saudáveis

Versões com frutas substituem os produtos convencionais, repletos de gorduras e açúcar

Ele é tão bom que foi apelidado carinhosamente de "nice cream" (algo como "creme bom", em tradução livre), um trocadilho com o convencional "ice cream" (sorvete, em inglês). Diferentemente das versões mais usuais, que além de serem industrializadas, capricham nos açúcares e gorduras, os "nice creams" são feitos com frutas como base. Assim, além de um refresco, eles oferecem vitaminas e minerais para o corpo.

— A ideia de "nice cream" ou sorvete saudável na verdade é um pouco de resgatar os sorvetes mais antigos feitos com ingredientes naturais. Os sorvetes tradicionais têm sido "piorados" com o passar do tempo. Os de frutas, que antigamente podiam ser saudáveis, hoje podem ter os ingredientes naturais substituídos por artificiais. O suco vira aromatizante, corante e açúcar, o leite vira gordura vegetal, etc — diz a nutricionista e doutora em Ciências da Saúde Carla Haas Piovesan, acrescentando que dentre os malefícios dos gelados convencionais estão aumento da gordura na região abdominal, o que favorece as doenças cardiovasculares e diabetes.

Leia mais:
Aprenda a fazer picolés caseiros gostosos, saudáveis e fáceis de preparar

Já o "nice cream" aproveita todas as vitaminas e minerais das frutas e mais: privilegiam os produtos disponíveis a cada estação.

— Esses sorvetes são feitos com frutas in natura e orgânicas, o que os torna alimentos extremamente funcionais. Fora isso, dão a mesma refrescância dos convencionais e ainda nutrem o organismo — explica a nutricionista da Bendita Horta, Karina Isabel Costa.

Como o verão está batendo à porta, Karina preparou três receitas que vão bem de sobremesa ou de lanchinho entre as principais refeições. Confira:

CACAU FIT

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

A combinação da banana com a pasta de amendoim é um prato cheio de energia. Já o cacau e os nibs oferecem as mesmas propriedades de bem-estar que o chocolate.

Ingredientes:
300g de banana orgânica congelada picada
1 colher de sopa de pasta de amendoim
1 colher de sopa de cacau em pó 100%
Nibs de cacau a gosto
Amêndoas laminadas a gosto

Modo de preparo:
Bater no processador ou liquidificador potente as bananas congeladas e a pasta de amendoim até formar uma mistura homogênea e cremosa
Acrescentar o cacau em pó 100% e misturar bem
Servir em taças e decorar com o nibs e as amêndoas laminadas

MORANGONANA

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Composta por três frutas vermelhas, a receita é rica em antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células do corpo. O pólen, além de antioxidante, também possui propriedades que dão energia, diminuindo o cansaço e a fadiga.

Ingredientes:
300g de banana orgânica congelada picada
100g de morango orgânico congelado
100g de mirtilo orgânico congelado
100g de amora orgânica congelada
½ colher de chá de pólen de abelha
Coco ralado para decorar

Modo de preparo:
Bater no processador ou liquidificador potente as bananas congeladas, os morangos, o mirtilo e as amoras até formarem uma mistura homogênea e cremosa.
Acrescentar o pólen de abelha e bater novamente somente para misturar
Servir em taças e decorar com coco ralado e mirtilo

ABACAXI REFRESCANTE

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Para pessoas que não podem comer ou não gostam de banana, a nutricionista criou esta receita. A base do sorvete são abacaxis congelados. Esta fruta tem grande poder digestivo. Para acelerar o metabolismo e queimar mais calorias, foi adicionada uma porção de canela, especiaria termogênica.

Ingredientes:
300g de abacaxi orgânico
1 colher de sopa de mel orgânico
5 folhas de hortelã
1 colher de chá de canela em pó
Chia a gosto para decorar

Modo de preparo:
Bater no processador ou liquidificador potente o abacaxi congelado, o mel e a hortelã até formar uma mistura homogênea e cremosa.
Acrescentar a canela em pó e bater novamente somente para misturar
Servir em taças e decorar com chia


 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros