Anvisa libera teste da Fiocruz que detecta zika, dengue e chikungunya - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Exame rápido22/12/2016 | 07h27Atualizada em 22/12/2016 | 12h18

Anvisa libera teste da Fiocruz que detecta zika, dengue e chikungunya

Kit pode identificar um, dois ou os três vírus simultaneamente; resultado sai no mesmo dia

Anvisa libera teste da Fiocruz que detecta zika, dengue e chikungunya Peter Ilicciev/Fiocruz/ Divulgação
Foto: Peter Ilicciev / Fiocruz/ Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro teste conjunto para detecção de zika, dengue e chikungunya. Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Kit ZDC detecta o RNA dos três vírus e fornece o resultado no mesmo dia.

O produto efetua o diagnóstico molecular com detecção e diferenciação da infecção. Ele é fruto do trabalho integrado do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sob coordenação do Ministério da Saúde.

Leia mais:
Brasileira está entre os cientistas mais importantes do ano da revista Nature
Porto Alegre registra 27 casos de zika vírus em 2016

— Temos satisfação em entregar esta inovação à sociedade brasileira. Estamos mobilizados para responder à grave situação do vírus zika e da microcefalia, e esta é parte importante dos nossos esforços — disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Ele acrescentou que a ação é resultado do esforço do Gabinete Para o Enfrentamento à Emergência Epidemiológica em Saúde Pública da Fiocruz.

O kit pode ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente. Ele permite a identificação na fase aguda da doença, quando os sintomas clínicos das três infecções se manifestam e necessitam de um diagnóstico laboratorial preciso e discriminatório.

Já entraram em produção os primeiros lotes dos kits para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS), que devem ser distribuídos conforme demanda do Ministério da Saúde.

*Zero Hora com Agência Fiocruz

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMotorista de Camaro que atropelou três nos Ingleses depõe nesta sexta-feira em Florianópolis https://t.co/sIHhrTWxaDhá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense testa ataque com Ty Sandows para o confronto contra o ABC https://t.co/fm73tKGAMghá 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros