Queijos vegetais: conheça os benefícios e saiba como preparar duas versões    - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Alimentação05/12/2016 | 12h38Atualizada em 05/12/2016 | 14h58

Queijos vegetais: conheça os benefícios e saiba como preparar duas versões   

Feitos com oleaginosas, os produtos são ricos em vitaminas e minerais

Amêndoas, castanhas de caju, sementes de girassol e até amendoim podem ser o ponto de partida para o preparo de algumas receitas de queijos. Isso mesmo: os chamados queijos vegetais, ou queijos veganos. Produzidos a partir das sementes, estes produtos fazem as vezes dos derivados do leite e podem ser consumidos tanto por intolerantes à lactose quanto por veganos — pessoas que seguem uma filosofia que exclui do cardápio e do cotidiano todos os produtos que explorem os animais.

Diferente dos queijos tradicionais, estas versões oferecem mais benefícios para a saúde.

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— As sementes são altamente ricas em minerais, têm bastante proteínas, principalmente se ficam de molho. Têm muitas vitaminas do complexo B, que atuam na regulação hormonal e do sistema nervoso — explica a nutricionista e sócia do restaurante Raw, Melissa Suarez.

Os produtos também são ricos em ácidos graxos como ômega-3 e ômega-6, que atuam como poderosos antioxidantes prevenindo o envelhecimento das células.

Entretanto, pessoas que seguem uma dieta com redução de calorias devem ficar atentas, pois, dependendo da base, esses queijos podem ter alto valor calórico.

— Os queijos vegetais à base de oleaginosas ou leguminosas, mesmo com valor nutritivo elevado, devem ser consumidos com cautela por conta das calorias que podem ficar bem parecidas com as dos queijos feitos de leite — orienta a nutricionista responsável pelo atendimento de vegetarianos na clínica Nutrissoma, Jéssica Stein.

Se você gostou da ideia, confira as duas receitas que Melissa ensina: uma é de uma ricota feita com amêndoas e outra é um queijo cremoso de castanha de caju, que pode ser usado como molho ou no lugar do requeijão, por exemplo.

 

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