Quem se destacou nas artes em SC: Acla premia personalidades de 2016  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Cultura02/12/2016 | 03h00Atualizada em 02/12/2016 | 03h00

Quem se destacou nas artes em SC: Acla premia personalidades de 2016 

Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla) homenageará o artista Paulo Gaiad (1953 - 2016) pelo conjunto da obra durante cerimônia de premiação nesta sexta em Florianópolis 

Quem se destacou nas artes em SC: Acla premia personalidades de 2016  Roberto Scola/Agencia RBS
Artista Paulo Gaiad, morto aos 63 anos em outubro passado, reberá homenagem póstuma Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

Artistas de Santa Catarina que se destacaram em 2016 nos campos da literatura, música, artes visuais e artes cênicas serão premiados nesta sexta durante o tradicional evento de encerramento da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla), em Florianópolis. Anualmente a entidade destaca pessoas que contribuíram com a cultura do Estado. O artista visual Paulo Gaiad (1953 - 2016) receberá uma homenagem póstuma pelo conjunto da obra.

Além das premiações, novos acadêmicos assumem cadeiras: a artista visual Cássia Arestaque ocupará a cadeira 11 (patronesse Elke Hering), e o teatrólogo Valmor Níni Beltrame, que assumirá a cadeira 12 (patrono Ademir Rosa).

O evento de premiação terá programa musical assinado pelo barítono Douglas Hahn e o pianista Alberto Heller.

Conheça os premiados:

|| PERSONALIDADE LITERÁRIA

Festival Literário Internacional Catarinense - FLIC 

Flic reuniu autores e leitores em encontros regados a literatura e atrações culturais  Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Primeira edição ocorreu em outubro deste ano na Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça. Teve a participação de oito escritores estrangeiros e mais de 50 nacionais. Além de shows musicais, teve sessões de autógrafos, palestras, oficinas, exposição e venda de livros, narrações de histórias, brincadeiras, teatro, gastronomia e, principalmente, muitos encontros. A curadoria do FLIC é do jornalista e editor Nelson Rolim de Moura, com direção geral do publicitário Roberto Costa.

|| PERSONALIDADE DAS ARTES VISUAIS

Diego de los Campos

Diego de los Campos teve um grande ano, com exposições dentro e fora do país Foto: Marco Favero / Agencia RBS

É um dos artistas contemporâneos de maior representatividade em Santa Catarina. Nasceu em 1971 em Montevidéu e desde 1991 vive em Florianópolis. Formou-se em pintura e desenho no seu país em 1997 pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade da República. Já participou de exposições individuais e coletivas, como a do Prêmio Centenário Bienal de Arte de Veneza (1994). Pesquisador, ousado, incansável, adota diferentes linguagens de expressão: pinta, desenha, faz videoarte, instalações. Tem também um importante papel na arte-educação como um dos sócios do NaCasa Coletivo Artístico. Entre outras mostras em 2016, seus Antirretratos foram apresentados em Ribeirão Preto, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Toulouse, na França.

|| PERSONALIDADE DAS ARTES CÊNICAS

Grupo Teatro Sim... Por Que Não?

Cena da peça "A vida como ela é...", montagem do Teatro Sim... Por que não?!!! Foto: Cleide de Oliveira / Divulgação

Surgiu na década de 1980 quando o Sesi de Florianópolis convidou a atriz carioca Margarida Baird para ministrar oficinas em Santa Catarina. Entre 1988 e 1990 ficou desativado até quando Baird convidou José Ronaldo Faleiro, Júlio Maurício e Nazareno Pereira para montar o espetáculo As Aventuras de Mestre Nasrudin. Reativado, começa a segunda fase ininterrupta até a presente data. Nesses 30 anos, primazia para a experimentação e pesquisa de diferentes linguagens que resultaram num repertório que busca refletir sobre a contemporaneidade. Entre as montagens, a farsa medieval (A Farsa do Advogado Pathelin), o teatro de animação de bonecos, formas e sombras (Livres e Iguais e As Aventuras de Mestre Nasrudim), o teatro do absurdo (Paralelos) e o melodrama clássico do circo-teatro (...E o Céu Uniu Dois Corações), entre outros.

|| PERSONALIDADE MUSICAL

Duo Elekfantz

Duo Elekfantz acaba de lançar novo single: "Blush" Foto: Elekfantz / divulgação

Desde 2012, o duo formado por Leo Piovezani e Daniel Kuhnen se apresenta no formato live misturando voz e bateria ao vivo com sintetizadores e a batida característica da música eletrônica. A turnê do primeiro álbum, Dark Tales & Love Songs, já passou pelas principais cidades europeias. A dupla recentemente lançou o single Blush.

|| CONJUNTO DA OBRA

Paulo Gaiad

Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

Nascido em Piracicaba (SP) e radicado em Florianópolis desde 1981, Gaiad foi arquiteto colaborador de Vilanova Artigas, em São Paulo, onde frequentou como aluno a Pinacoteca do Estado. Ganhador do prêmio Cubo de Prata por equipe na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 1989, conquistou outras premiações importantes das artes visuais nos últimos 25 anos. De 2006 a 2010 Gaiad fez exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil.

AGENDE-SE

O quê: solenidade de encerramento do ano acadêmico da Acla, com posse de novos membros e premiação das personalidades do ano
Quando: sexta, às 19h30min
Onde: auditório Ministério Público (Rua Bocaiúva, 1.740, Casa do Barão, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros