Receita: Aprenda a fazer biscoitos natalinos - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Gastronomia14/12/2016 | 07h41Atualizada em 14/12/2016 | 08h14

Receita: Aprenda a fazer biscoitos natalinos

Tradição de imigrantes italianos e alemães do Sul de Santa Catarina impulsiona fábricas e movimenta a economia local

Receita: Aprenda a fazer biscoitos natalinos Caio Marcelo/Especial
Foto: Caio Marcelo / Especial

Vários países reivindicam a origem dos biscoitos natalinos. Alemães, holandeses, italianos e ingleses têm histórias folclóricas a respeito da guloseima. Independentemente de onde ele foi inventado, cada cultura adicionou características próprias às receitas e adornos, fazendo com que cada biscoito seja único e especial.

No Sul do Estado, fábricas de biscoitos artesanais impulsionam as vendas nesta época apostando em biscoitos com temas natalinos. Aprenda a fazer em casa para se deliciar ou presentear a família:

Receita biscoito natalino

Massa:

8 ovos
450 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga
100 gramas de banha
50 gramas de açúcar de baunilha
10 gramas de sal
40 gramas de salamoníaco, fermento ou bicarbonato
1,5 kg de farinha de trigo

Glacê:

500 gramas de açúcar de confeiteiro
100 gramas de claras de ovos (3 claras)
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture os ingredientes na ordem em que aparecem na receita. A farinha é colocada aos poucos, e quando estiver com a massa mais pesada, a sugestão é terminar de incorporar a farinha fora da tigela, para conseguir manusear melhor com as mãos. Se a massa descansar 30 minutos, o biscoito fica mais macio. Com a massa pronta, separe em porções menores e abra com o rolo, usando o restante da farinha para não grudar. Com os moldes temáticos ou a mão livre, recorte a massa no formato que você deseja. Asse por 10 a 15 minutos, conforme o forno, em fogo médio. Depois de pronto, enquanto o biscoito esfria, coloque os ingredientes do glacê na batedeira, em velocidade alta. Use corante alimentício para criar diferentes tons, enfeite as bolachas com o glacê e leve ao forno por mais cinco minutos para firmar a decoração, ou espere secar naturalmente.


Leia também:

Confira receitas para uma ceia de Natal econômica, da salada à sobremesa

Confira as dicas de presentes bacanas e em conta do comércio popular de Florianópolis


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMancini avalia que, no momento, Chapecoense é o melhor time de SC https://t.co/41fN0BkHJmhá 35 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTemporada no litoral de SC teve números abaixo da expectativa e crescimento de turistas da classe D  https://t.co/EDmKkcK2J4há 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros