Frutas para pets? Saiba quais eles podem comer e o que é proibido - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Animais de estimação09/03/2017 | 13h54Atualizada em 09/03/2017 | 13h54

Frutas para pets? Saiba quais eles podem comer e o que é proibido

Em pequenas porções, elas podem servir de petisco saudável para os peludos

Frutas para pets? Saiba quais eles podem comer e o que é proibido Isadora Neumann/Agência RBS
Foto: Isadora Neumann / Agência RBS

Que as frutas fazem parte de uma dieta saudável para humanos não é novidade. O que talvez pouca gente saiba é que elas também podem incrementar o cardápio de cães e gatos.

Exatamente! Pets podem consumir boa parte das frutas existentes no mercado, como banana, bergamota, melancia e até abacate.

Leia mais:
Conheça os riscos e saiba como evitar a obesidade em gatos
Entenda o que significam as ações dos cachorros 

— Elas podem servir como um agrado e são mais saudáveis que dar petiscos industrializados — sugere a veterinária nutróloga Raquel Valim Labres, acrescentando que os animais que comem rações de boa qualidade não precisam das frutas para adicionar nutrientes e vitaminas à dieta.

O grande cuidado que se deve tomar, conforme a especialista, é não exagerar na dose. As porções devem ser proporcionais ao tamanho do animal: um yorkshire, por exemplo, pode consumir uma rodela de banana por dia, enquanto um dog alemão tem direito à fruta inteira.

Essa precaução serve para evitar que o animal perca o apetite com os frutos e deixe de comer a alimentação principal, além de limitar o consumo diário de calorias.

— É bem importante cuidar a questão da obesidade, que está acontecendo cada vez mais nos pets — destaca a nutróloga.

Com a ingestão de frutas em excesso, o animal também pode ter diarreia em função da quantidade de fibras e gorduras do lanchinho.

Gatos precisam ser treinados desde filhotes

Cães tendem a aceitar as frutas com maior facilidade que os gatos. Segundo Raquel, os felinos são neofóbicos, ou seja, se não foram apresentados ao alimento quando filhotes, não adianta insistir na vida adulta, ao contrário dos cães.

— Se até os seis meses o gato não comeu um gomo de bergamota, ele não vai querer — exemplifica.

Embora possam ser oferecidas em grande parte sem restrições a animais saudáveis, é bom ficar atento a algumas frutas proibidas para os pets. Veja:





Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBaleia que morreu em Barra Velha vai integrar acervo do Museu Oceanográfico da Univali https://t.co/ova0wTXP2yhá 12 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioReunião que irá definir fórmula do Catarinense de 2018 está marcada para o dia 6 https://t.co/8hx11OaZTchá 14 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros