Páscoa saudável: saiba como escolher o chocolate ideal para a data - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Alimentação05/04/2017 | 10h32Atualizada em 05/04/2017 | 10h32

Páscoa saudável: saiba como escolher o chocolate ideal para a data

Quando consumido com moderação, produto traz inúmeros benefícios para a saúde

Conhecida como a época mais doce do ano, a Páscoa é uma tentação para os chamados "chocólatras" de carteirinha. O que talvez nem todo mundo saiba é que, agora, chocolate não significa necessariamente uma perdição para a saúde e para a balança.

Não é difícil de encontrar opções para diabéticos, alérgicos, para quem faz dieta e até mesmo para a galera da academia. No mercado, há opções para todos os tipos de paladar, objetivos e restrições.

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Para selecionar as melhores opções, a nutricionista Isadora Flores escolheu alguns produtos que podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais da Capital.

Para quem está de dieta

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS


Na fase de contagem de calorias, é melhor optar pelos chocolates com, no mínimo, 70% de cacau.

— Ele não contém leite, leva a manteiga do cacau e, geralmente, tem menos açúcar e gorduras — explica a nutricionista.

Desta forma, é possível obter as propriedades funcionais sem escorregar na dieta.

Para quem gosta de academia

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS


No mercado, já estão disponíveis chocolates incrementados com whey protein (proteína do soro do leite) e proteína de ervilha (opção vegetal). Segundo Isadora, como agregam valor proteico à dieta, são boas alternativas para quem frequenta academia. O consumo de oleaginosas cobertas com chocolate também é uma boa pedida para consumir antes do treino. Juntos, prolongam a sensação de saciedade e diminuem a velocidade de absorção de açúcar pelo organismo.

— O cacau, além de energético, promove a liberação de óxido nítrico na parede dos vasos, provocando uma certa dilatação, aumentando a circulação sanguínea — afirma Isadora.

Para diabéticos

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS


Produtos para este público têm o açúcar substituído por adoçantes, conforme Isadora:

— É bom a gente sempre ficar atento ao rótulo para usar adoçantes mais saudáveis como stévia, xilitol e, por último, sucralose.

Pessoas que estão com restrição de calorias não devem usar chocolates diet, pois, geralmente, eles são mais carregados em gorduras.

Para intolerantes

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS


Sem glúten, sem lactose e sem caseína. Independentemente da restrição, já é possível se deliciar com chocolate sem prejudicar a saúde. Nestes casos, além de ler o rótulo, deve-se optar por versões acima de 70%.


 

 

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