Extrato de cannabis reduz convulsões da epilepsia, revela estudo - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Ciência25/05/2017 | 11h43Atualizada em 25/05/2017 | 11h44

Extrato de cannabis reduz convulsões da epilepsia, revela estudo

Frequência das crises caiu em 39% com uso da substância

Extrato de cannabis reduz convulsões da epilepsia, revela estudo Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
AFP
AFP

O primeiro teste clínico em grande escala de um derivado da cannabis, conhecido como canabidiol, mostrou ser capaz de reduzir a frequências das convulsões epiléticas graves em 39%, informaram os pesquisadores nesta quarta-feira. O canabidiol (CBD) é derivado da planta da cannabis.

O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, se concentrou em pacientes jovens com síndrome de Dravet, uma forma rara da epilepsia.

Leia mais:
A longa jornada de quem precisa importar medicamentos à base de canabidiol
Anvisa inclui maconha em relação de plantas medicinais
USP terá o primeiro centro de pesquisas em canabidiol do Brasil

— O canabidiol não deve ser visto como uma panaceia para a epilepsia, mas para os pacientes com formas especialmente graves que não responderam a inúmeros medicamentos, estes resultados dão a esperança de que logo poderemos ter outra opção de tratamento — declarou o pesquisador principal Orrin Devinsky, professor de Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria no Langone Medical Center, da Universidade de Nova York.

— Ainda precisamos de mais pesquisas, mas este novo teste dá mais provas do que jamais tivemos da efetividade do canabidiol como medicamento para a epilepsia resistente ao tratamento — acrescentou.

Os pesquisadores usaram uma forma líquida experimental do CBD, chamada Epidiolex, que não foi aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, no grupo tratado com CBD a frequência de convulsões diminuiu em 39%, de uma média de quase 12 convulsões por mês para aproximadamente seis.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMetrô vence PSTC e avança para segunda fase da Série D https://t.co/bqwvYbm0x4há 32 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTempo firme deve predominar nesta segunda-feira em grande parte de SC https://t.co/DhC9zuJ5xdhá 41 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros