Ilustrador Samuel Casal imerge no universo da cerâmica e subverte essa tradicional arte ancestral  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Do pó viemos11/05/2017 | 03h00Atualizada em 11/05/2017 | 03h00

Ilustrador Samuel Casal imerge no universo da cerâmica e subverte essa tradicional arte ancestral 

Artista de Florianópolis foi responsável pela criação da arte da novela Velho Chico (2016). Ele agora assina as peças criadas pelo Estúdio 1080 

Ilustrador Samuel Casal imerge no universo da cerâmica e subverte essa tradicional arte ancestral  Betina Humeres/Agencia RBS
Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

De uma rocha sedimentar formada por partículas acumuladas no solo durante milhares de anos se extrai a argila. Misture-a com água, queime, pincele com mais pó de minerais e metais misturados com mais água, queime outra vez, e se chega a uma peça arqueológica, dessas que daqui a alguns mil e tantos anos alguém vai encontrar e pensar em como era o passado. Se encontrarem as obras do artista Samuel Casal, 43 anos, estarão diante de arte intuitiva e subversiva.

Acostumado a trabalhar em papel e madeira, materiais perecíveis ao tempo, o ilustrador e gravurista tem explorado as possibilidades da cerâmica como suporte. Desde meados do ano passado ele compartilha a criação das peças com o mesmo tipo de material do Estúdio 1080, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

O ateliê já era conhecido na cidade, mas por outro nome: Estúdio Vineli. A fábrica artesanal pertencia a uma família portuguesa que perpetuou a tradição da cerâmica lusitana e a transpôs para uma estética mais contemporânea. O ceramista Fabiano Adames, 43 anos, comprou o ateliê há dois anos e ao lado de Casal vem subvertendo essa tradição.

O artista gaúcho mora em Florianópolis há 19 anos e, embora reconhecido e admirado no país pelo trabalho como ilustrador, ficou famoso nas bandas de cá depois de criar a arte da abertura da novela Velho Chico, que foi ao ar no ano passado pela Rede Globo.

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Agora, experimenta novas possibilidades. Ele tem transformado em ouro o que antes era refugado (acidentes e peças ¿erradas¿, que eram descartadas, interessam ao artista). E, diferentemente da ilustração, tem deixado a abstração assumir o lugar da racionalidade.

– A cerâmica tem característica própria. Comecei com peças pequenas para experimentar e o trabalho evoluiu rápido. Transpus minhas linguagens para esse novo formato. Todos os desenhos aconteceram, não foram planejados. Venho de uma construção de desenho espontâneo, de intuição – diz.

O Estúdio 1080 mantém a produção de peças tradicionais. No entanto, em vez de apenas louças com clássicos florais, azulejos, painéis, lavatórios e cubas, agora tem objetos utilitários com a linguagem artística de Samuel Casal: caveiras, chifres, seres amorfos, cores intensas. Fabiano Adames conta que alguns clientes antigos estranharam no começo, e muitos ainda estranham.

– Existe aquilo que não se compreende no primeiro olhar. O que queremos é que as pessoas não fiquem na leitura superficial. Eu não separo o feio do bonito. Não descarto nada. Tem gente que chega e vê vida. Outras, morte. O que eu mais gosto é que é espontâneo – analisa o artista.

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Além disso, a proposta é provocar sobre qual é o lugar da arte e tirá-la do posto de objeto de contemplação, de intocável. Arte pode também ser um ímã de geladeira e custar pouco. Ou ser um prato. Uma jarra. Algo útil. Fica a pergunta: você comeria em cima de uma obra de arte?

O Estúdio 1080 fica na Rua Quinze de Novembro, 147, bairro Santo Antônio de Lisboa. Telefone: (48) 3234-4782.

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Leia também
Novo café do CIC terá palco e programação semanal de shows 
Milton Nascimento fará show em Florianópolis em setembro
Administrador do Masc é finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEquipe de SC inicia treinos para a Copa de Seleções Estaduais sub-20 https://t.co/5UfywCKSnwhá 5 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioZé Antônio assina renovação de contrato com o Figueirense nesta quinta-feira https://t.co/I7ACAKGZ7lhá 45 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca