Novo medicamento contra HIV será oferecido pelo SUS - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Prevenção24/05/2017 | 12h35Atualizada em 24/05/2017 | 12h42

Novo medicamento contra HIV será oferecido pelo SUS

Cerca de 7 mil pessoas terão acesso ao Truvada, que aumenta a proteção em casos de risco de exposição ao vírus da aids

Novo medicamento contra HIV será oferecido pelo SUS Cleber Gomes/Agencia RBS
Foto: Cleber Gomes / Agencia RBS

Em videoconferência na manhã desta quarta-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a incorporação da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é uma das medidas preventivas à contaminação indicada para pessoas não infectadas, mas que estejam em situação de vulnerabilidade ao vírus.

Com investimento de US$ 1,9 milhão, o medicamento Truvada, já utilizado no tratamento do vírus, será oferecido a populações específicas. De acordo com Barros, o Brasil será o país pioneiro no uso desse medicamento na rede pública em toda a América Latina.

Leia mais:
Anvisa registra teste de farmácia para detecção do HIV

A aquisição de 2,5 milhões de comprimidos deve atender aproximadamente sete mil pessoas, que deverão passar por uma análise de vulnerabilidade de acordo com o contexto de vida.

— É uma medida preventiva que será usada em populações-chave, especialmente casais em que um é soropositivo e o outro não e também em profissionais do sexo e homens que se relacionam com outros homens — disse Barros.

Dados da pasta atestam que a eficácia e segurança da PrEP foi comprovada por estudos científicos e pode reduzir a infecção pelo HIV em mais de 90%. Entretanto, o ministro reforça que medidas como uso de preservativo devem ser mantidas:

— É importante que as pessoas continuem utilizando a camisinha como forma de prevenção.

A distribuição do tratamento começa 180 dias após a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioApós impasse, obra do Contorno Viário segue paralisada em dois trechos na Grande Florianópolis https://t.co/hieTFPIKDShá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioReunião pública irá tratar questão dos animais de grande porte abandonados em São José https://t.co/JW0iIneFNHhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros