Andrey Lehnemann: mostra de filmes com curador alemão chega em Florianópolis - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Coluna de cinema08/06/2017 | 14h01Atualizada em 08/06/2017 | 14h01

Andrey Lehnemann: mostra de filmes com curador alemão chega em Florianópolis

Evento do Duo Strangloscope traz cinema experimental e a estreia de "Eu sou o Rio"

Andrey Lehnemann: mostra de filmes com curador alemão chega em Florianópolis Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Andrey Lehnemann
Andrey Lehnemann

clickfilmes@yahoo.com.br

Cinema não é só mainstream, já diriam os estudiosos. Desde o primórdio, a origem da celulose e da imagem passaram por vários experimentos e inovações. A fuga da fórmula científica nos levou ao cinema ficcional de Méliès, ironicamente. A arte nunca se prendeu a uma válvula. Ela sempre se expandiu. Os experimentos, claro, continuam até hoje – em diferentes aspectos, no entanto. Estão nas sensações, na sonoridade do cinema, na execução da imagem. O pesquisador do Arsenal, de Berlin, e curador da Forum Expanded, do Festival de Berlim (um dos maiores do mundo), Ulrich Ziemons, passou muito tempo de sua carreira respirando essa natureza. No dia 16 de junho, o curador alemão estará em Florianópolis para a apresentação de alguns filmes e vídeos experimentais selecionados por ele, no Cinema do CIC, 20h. A entrada é gratuita.

O evento conta com patrocínio do Instituto Goethe e do Secarte/UFSC, que apoiaram a iniciativa do Duo Strangloscope. Em outros anos, esses eventos da Strangloscope Convida trouxeram para cá Daniel Santiago, programadores da Eslováquia, e agora nos trazem Ulrich Ziemons e Anne Santos/Gabraz Sanna. No primeiro dia de programação, o curador alemão trará curtas de 16 mm e digital para o público. Já no dia 17 de junho, haverá pré-estreia do curta que o Duo Strangloscope realizou em Belgrado e do longa-metragem Eu sou o Rio, de Gabraz Sanna e Anne Santos.

Qual a curadoria de Ulrich?

Fugue (Fuga) - Kerstin Schrödinger, 16mm, 8¿
Asbestos(Asbestos) - Sasha Litvintseva, Graeme Arnfield, ProRes, 20`
Dark Adaptation (Adaptação Dark) - Chris Gehman, Prores, 14¿
(I) Frame (I Frame)- Andrew Kim, Karissa Hahn, ProRes, 10¿
In the future, they ate from the finest porcelain (No futuro, eles comiam da mais fina porcelana) - Larissa Sansour, Soren Lind, ProRes, 29¿

Todos serão exibidos no dia 16 de junho.

Eu sou o Rio

A parceria Anne e Gabraz já dura alguns anos e alguns festivais. Eles já trabalharam juntos em documentários e filmes experimentais exibidos na Berlinale, na Mostra de Tiradentes, Kinoforum, Semana dos Realizadores etc. Eu sou o Rio, que será exibido no dia 17 de junho, no CIC, acompanha um final de semana na vida de um músico e artista plástico do underground carioca. A sessão ainda trará debate com os realizadores.

O que é a Strangloscope?

O Duo Strangloscope é formada por Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting. Trabalhando juntos há 15 anos, eles se veem como embaixadores do cinema experimental e contam apenas com patrocínios para trazer realizadores e programadores para esses eventos – o Duo atualmente conta com patrocínios do Instituto Goethe e da SECARTE/UFSC, por exemplo. 

Cláudia é PhD em Literatura. Com seus óculos largos, cabelos azuis e a sua expressão viva, de amor pelo cinema, ela discorre com paixão sobre seu trabalho e conquistas. Ambos estiveram em Belgrado, após ganhar uma bolsa-residência no Festival da cidade com um curta-metragem chamado Time Gap (que expõe uma visão nostálgica de Detroit através de uma Super 8). Na Sérvia, eles produziram seu filme durante duas semanas. Leopard Man Study abrirá o dia 17 de junho, como resultado de seus estudos e experimentações.

A parceria do casal chegará ao total de 10 edições da Mostra Internacional de Áudio, Vídeo, Filme e Performance Experimental Strangloscope este ano. Em outros anos, os eventos abrangeram temas como: Ilha para Ilha, filmes da Grécia e Florianópolis; Brasil, meu abismo; e, a do ano passado, Feminino Além do Gênero. Tudo envolve apresentações performáticas, debate com realizadores, videoarte e workshops, que acompanham o público pelo espaço do MIS/FCC e do cinema do CIC. A curadoria nessas mostras internacionais são feitas pelo próprio casal.

Agenda
Quando: 16 e 17/6, a partir das 20h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600,  Agronômica, Florianópolis)
Quanto:
gratuito.

Leia também:

"Beatriz at Dinner": Salma Hayek comenta filme sob medida para os Estados Unidos de Donald Trump

Confira lista com os destaques do Festival Varilux de Cinema Francês

Conheça os 45 filmes selecionados para o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2017


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMinistério Público avalia importância histórica de um dos primeiros balneários de SC https://t.co/lDrcC9eVRBhá 40 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDesempenho no comando do Figueirense pesa para a permanência de Milton Cruz  https://t.co/raveHuQnKehá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca