Festa do Pinhão recebe cerca de 300 mil pessoas e anuncia data da próxima edição  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Foi top19/06/2017 | 11h41Atualizada em 19/06/2017 | 16h12

Festa do Pinhão recebe cerca de 300 mil pessoas e anuncia data da próxima edição 

Evento que ocorreu de 9 a 18 de junho, em Lages, teve mais de 60 atrações musicais

Festa do Pinhão recebe cerca de 300 mil pessoas e anuncia data da próxima edição  Nilton Wolff/Divulgação
Evento teve mais de 60 atrações musicais, entre shows nacionais e locais Foto: Nilton Wolff / Divulgação

Mal acabou a 29ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorreu de 9 a 18 de junho em Lages, e a organização já anunciou a data da próxima edição: em 2018, o evento completa 30 anos e ocorre de 25 de maio a 3 de junho. Como já manda a tradição, a festa vai novamente coincidir com o feriadão de Corpus Christi. 

Neste ano, a Festa do Pinhão recebeu cerca de 300 mil pessoas, que foram curtir shows locais, nacionais e comidas típicas da região serrana, como o entreveiro, a paçoca de pinhão, o quentão e o ponche. Foram mais de 60 atrações musicais, tão variadas quando Anitta e Amado Batista, além dos grupos de música nativista e tradicionalista. A última noite de festa, no domingo, ficou marcada pelos shows do lageano Edson Augusto, da "rainha da sofrência" Marília Mendonça e da dupla Henrique e Juliano.

Apesar de uma extensa programação de shows nacionais, a música e a poesia tradicionais da Serra Catarinense e do Sul do país também tiveram espaço. No Palco Nativista, além de apresentações diárias de grupos regionais, ocorreram os festivais Sapecada da Serra Catarinense, para artistas locais, e Sapecada da Canção Nativa, aberta para músicos de todo o Brasil e de outros países. 

Foto: Nilton Wolff / Divulgação

Rede hoteleira teve média de 90% de ocupação

A rede hoteleira da Serra catarinense conta com aproximadamente quatro mil leitos. No segundo fim de semana do evento, durante o feriadão de Corpus Christi, a região teve uma média de 90% de ocupação. Já um levantamento da Santur aponta que o gasto médio por pessoa durante uma edição da Festa do Pinhão é de R$ 260. Em dez dias de festa, são gerados cerca de 1,6 mil empregos temporários dentro e no entorno do parque.

A primeira edição foi realizada nos dias 14 e 15 julho de 1973, no calçadão da Praça João Costa, com o objetivo de integrar as famílias, aproveitar a grande quantidade de pinhão e inserir um evento anual na rotina do município. A festa se repetiu em 1974 e 1975, foi interrompida por 12 anos e voltou a ocorrer apenas em 1987. Em 1989, o evento foi nacionalizado.

Leia mais:

Pensa em curtir a festa no ano que vem? Veja 6 dicas para deixar seu passeio ainda mais top

Valsa "Flor do Bem Querer" leva o primeiro lugar na Sapecada da Serra Catarinense

Milonga O Silêncio e a Campereada é a vencedora da 25ª Sapecada da Canção Nativa, em Lages

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMinistério Público avalia importância histórica de um dos primeiros balneários de SC https://t.co/lDrcC9eVRBhá 38 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDesempenho no comando do Figueirense pesa para a permanência de Milton Cruz  https://t.co/raveHuQnKehá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca