Abacate do café ao jantar: saiba como aproveitar a fruta rica em gorduras boas  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Está na época04/07/2017 | 13h57Atualizada em 05/07/2017 | 10h24

Abacate do café ao jantar: saiba como aproveitar a fruta rica em gorduras boas 

Alimento ajuda a preservar a saúde do coração e dá saciedade

Abacate do café ao jantar: saiba como aproveitar a fruta rica em gorduras boas  freeimages/divulgação
Foto: freeimages / divulgação

Depois de livre da acusação de "fruta que engorda", o abacate voltou com tudo ao prato de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Rico em gorduras consideradas boas, ele vai bem em preparações salgadas e doces, e combina com receitas que vão do café da manhã ao jantar.

A má fama veio justamente por causa da grande quantidade de lipídios.

— Das frutas, é a uma das que tem mais gordura — diz Renata Cristina Ramos, professora do mestrado profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos.

Leia mais:
Pinhão pode ajudar a emagrecer
Bergamota reforça as defesas do corpo e previne o envelhecimento
 

Além das gorduras do bem, como o ácido oleico — presente no azeite de oliva —, o abacate tem na sua composição vitaminas A, C e E e minerais. Assim foi fácil emitir uma sentença favorável ao seu consumo. Mas, calma lá. A liberdade é condicional: como acontece com a maior parte dos alimentos, a ingestão deve ser moderada.

— Isso depende das necessidades de cada pessoa. Não dou muita atenção para calorias, penso em nutrientes, mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Para quem busca emagrecimento, é uma boa opção pois ajuda na saciedade, mas não dá para consumir grandes quantidades — alerta a nutricionista Renata Selbach Pons.

Benefícios da fruta:

Vitaminas e minerais

É fonte de vitaminas A, C e E, importantes para pele, olhos, cabelos e unhas. Além disso, são antioxidantes, protegendo contra os radicais livres, que envelhecem as células. Quanto aos minerais, a nutricionista Renata Pons lembra que o abacate contém cálcio, magnésio e potássio — em maior quantidade que a banana, inclusive —, o que o torna um alimento interessante para atletas na reposição dos sais perdidos durante o exercício.

Xô, envelhecimento

Um dos destaques da fruta é a glutationa, composto superantioxidante. Essa substância atua na prevenção de doenças.

Gorduras do bem

Rico em gorduras monoinsaturadas, o abacate é aliado da saúde do coração. Esse tipo de lipídio mantém os níveis de colesterol saudáveis. Outra vantagem é que a gordura beneficia a absorção das vitaminas D, E e K.

— Elas são lipossolúveis, ou seja, precisam de gorduras para serem absorvidas — explica Renata.

Saciedade

Rica em fibras e gorduras, a fruta garante saciedade mesmo com a ingestão de uma pequena quantidade. Quem está de olho nas calorias deve consumir com moderação.

Avocado versus abacate

As duas frutas têm perfil nutricional semelhante — o avocado tem um pouco menos de calorias, mas nada que chame tanto a atenção. O abacate contém um pouco mais de água, enquanto o avocado é mais cremoso.

Dicas de consumo

Aproveite que o abacate está na época e procure consumir nas mais diversas preparações.

Café da manhã e lanches

Amasse a fruta e use como pastinha para acompanhar torradas e ovos mexidos. Também dá para fazer uma espécie de maionese, acrescentando limão, azeite e sal.

Quem prefere versões doces pode apostar nas vitaminas ou smoothies, usando abacate batido com iogurte. Outra opção é bater a fruta com cacau, banana, açúcar de coco ou stevia ou somente com mel e limão.

Almoço e jantar

Use picado na salada ou como molho (prepare um guacamole). Se preferir aquecido, a dica é fazer molho para massas ou rechear o abacate com ovo e levar ao forno.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAbono salarial ano-base 2016 começa a ser pago na quinta-feira https://t.co/KifBwWVTf7há 33 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTempo seco aumenta alerta para focos de incêndio em Santa Catarina https://t.co/gslCGRroIxhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros