Biblioteca Dr. Fritz Müller completa 65 anos nesta segunda-feira em Blumenau - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Incentivo à leitura31/07/2017 | 13h39Atualizada em 31/07/2017 | 13h39

Biblioteca Dr. Fritz Müller completa 65 anos nesta segunda-feira em Blumenau

Eventos itinerantes e atualizações tecnológicas mantém espaço dentro da comunidade

Biblioteca Dr. Fritz Müller completa 65 anos nesta segunda-feira em Blumenau Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Paixão. Não a de jovens enamorados, nem mesmo as passageiras e arrebatadores que atingem corações ao menos uma vez na vida. O que move a contadora de histórias e funcionária da Biblioteca Municipal Fritz Müller, Verena Pellis Kirsten, é a paixão pelos livros, pela leitura. Há 25 anos ela é colega de trabalho das obras de autores clássicos e contemporâneos que estão distribuídos em prateleiras da biblioteca que hoje completa 65 anos de fundação. Mas Verena é leitora desde sempre. Ainda é daquelas pessoas que preferem sentir o cheiro, o toque e o vento no rosto das páginas viradas durante uma leitura, particular ou coletiva.

Por acaso que Verena foi parar na biblioteca municipal. Antes da jornada ela trabalhava no comércio e sequer pensava que poderia estar diariamente onde dormem os livros lidos por durante toda a infância e a adolescência. Mas a história de Verena e do acervo começou bem antes de 1992. Ela foi fisgada pela Biblioteca Ambulante, projeto comando hoje por ela.

– Eu esperava ansiosa a Kombi chegar cheia de livros. Na minha escola, na Itoupava Central, tinha uma biblioteca, mas os livros ficavam empacotados, não tínhamos acesso à literatura. Lembro que quando a gente entrava e podia escolher qualquer livro para ler, era algo mágico, esperado ansiosamente. Hoje sou a pessoa que leva os livros e recebo este carinho, claro que com nova roupagem, como a contação de histórias, por exemplo – cita.

Aliás, em 65 anos de história a Biblioteca Municipal Fritz Müller também ganhou cara nova. Foi preciso se adaptar para continuar conquistando leitores, que há tempos trocaram a Barsa pelo Google. A historiadora e diretora do Patrimônio Histórico-Museológico, Sueli Petry, relembra que nas décadas de 1950 e 1960 o local era referência cultural na cidade.

– Demorou para que a biblioteca tivesse sede própria, mas depois que isto aconteceu o local se tornou ponto de encontro da cultura blumenauense. Antes de existir uma galeria de arte de cidade, lançamentos de livros eram feitas na biblioteca. A biblioteca era o ponto de encontro – contextualiza.

Os anos passaram e atualmente, as obras clássicas que habitam a coleção municipal dividem espaço com computadores. Hoje a biblioteca pública é bem mais do que uma ¿coleção de livros e documentos congêneres, organizada para estudo, leitura e consulta¿ como nos responde o Aurélio quando pesquisamos o verbete. Além da pesquisa online pelos 65 mil títulos do acervo ser feita no local, a comunidade ainda tem acesso gratuito à internet, conversa com autores, cursos e contação de histórias.

A biblioteca precisou se adaptar as necessidades da comunidade para se manter viva. Aliás, a literatura brasileira também tem mudado e se adaptado para contemplar este mesmo público, de jovens antenados, dinâmicos e que nasceram com tablets e smartphones em mãos, conta a apaixonada por livros Verena.

A formação de leitores é um dos pontos fortes da biblioteca. Há pelo menos quatro décadas é o projeto Biblioteca Ambulante que forma e conquista os jovens leitores, como na época arrebatou a pequena Verena. Os jovens e os leitores da terceira idade são os públicos mais fiéis da biblioteca municipal.

– A leitura estimula a sensibilidade, o humanismo. Oportuniza o diálogo, a convivência social em uma leitura coletiva ou ao compartilhar a opinião sobre os autores e as obras. Atualmente o Lar Elsbeth Koehler também recebe a Biblioteca Ambulante e é impressionante o retorno dos idosos, que rememoram acontecimentos de outras época – comenta Verena.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBetão destaca atuação do Avaí: "Dentro da nossa proposta, fizemos uma boa partida" https://t.co/XJTmlbUe5Ghá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí segura o Flamengo e traz um ponto do Rio de Janeiro https://t.co/HxXreeBJF8há 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros