O Conversa com Bial desta terça-feira (18) tratou dos desafios da maternidade. Cassia Kis, mãe de quatro filhos após os 38 anos, a jornalista Mariana Varella e a médica Albertina Duarte participaram do bate-papo.
Aos 30 anos, Cassia fez um aborto. Hoje, se arrepende:
– Foi muito difícil porque era uma escolha do meu parceiro não ter filhos. Fiquei em pânico. Hoje, lamento profundamente. Hoje, acho que está faltando gente no mundo.
Um dos assuntos abordados foi a opção por ter ou não filhos. No Brasil, um em cada cinco casais escolhe não se tornar pai e mãe.
— Durante muito tempo, eu interpretava a maternidade como uma encrenca maravilhosa. Nesse exato momento, eu tenho quatro filhos maravilhosos, que me dão o trabalho do cão. Mas acho uma maravilha a mulher poder de fato escolher ter ou não ter filhos.
A maneira de encarar a maternidade também muda a partir do ponto de vista das classes sociais, na opinião da médica Albertina Duarte:
— O gestar é um processo e esses medos são possíveis discutir. As decisões definitivas, às vezes, têm um preço grande. As mulheres de nível social mais alto podem tomar essas decisões.
Leia mais:
"A Força do Querer": Ivana descobre que é um homem trans gay
Ney Matogrosso será homenageado no 28º Prêmio da Música Brasileira nesta quarta-feira
Deborah Colker abre Festival de Dança com espetáculo-manifesto inspirado em poema