Espaço Maker, do Sesi Blumenau, promove evento para o público geek - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Tecnologia28/07/2017 | 07h30Atualizada em 28/07/2017 | 07h30

Espaço Maker, do Sesi Blumenau, promove evento para o público geek

Se nesta sexta-feira à tarde os gamers vão tomar conta do Espaço Maker, o sábado será das famílias

Espaço Maker, do Sesi Blumenau, promove evento para o público geek Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Eles foram criados como uma forma inovadora de diversão, ganharam gerações de fãs, alguns foram considerados uma ameaça e hoje fazem parte do dia a dia de quase todo mundo. Procure no seu celular, principalmente se ele for um smartphone, e você vai encontrar pelo menos um aplicativo de joguinho. Ou seja, os games estão no meio de nós.

Eles já ultrapassaram a barreira da diversão e há muito se tornaram uma aposta séria de jovens que vislumbram carreiras na área e participam de grandes torneios. E é para apresentar esse universo que o Espaço de Educação Maker, do Sesi, promove nesta sexta-feira o 1º Game Day, voltado para o lazer, mas com o objetivo de desenvolver habilidades e descobrir mais sobre a cultura geek.

O evento surgiu da relação dos jovens com o Espaço Maker, voltado para a criatividade, desenvolvimento e inovação e a expectativa da organização é receber entre 200 e 300 jovens. Instrutor de Tecnologia e Robótica, David Jones Treis conta que muitos alunos, que têm entre 11 e 18 anos, frequentavam este tipo de ação em outras cidades e os professores perceberam uma necessidade de atender a demanda.

:: Confira outras notícias de Blumenau e região em santa.com.br

É o caso da estudante de robótica no Espaço Maker Ana Laura Soethe Chagas, 15 anos, que tem aulas de robótica desde o Ensino Fundamental e é apaixonada por jogos digitais. No 1º Game Day ela vai participar de uma das equipes que vão disputar o torneio de League of Legends (LOL), um dos jogos mais representativos entre os "e-sports".

— Eu já jogo League of Legends há um ano e meio, mais ou menos, e videogame, jogos online já jogo há muito anos. Eu morava em São Paulo e mudei para Blumenau há uns sete, oito anos, e desde lá eu já jogava muito, sempre tive uma boa relação com os games — conta a fã de Minecraft.

Apesar de curtir os jogos, Ana os vê mesmo como diversão enquanto investe na sua aposta para o futuro: a adolescente pretende cursar Engenharia Mecatrônica e trabalhar com (claro!) robótica.

Espaço aberto

Apesar de parecer muito específico, o encontro é aberto para toda a comunidade que queira saber mais sobre os games. Para os que já são jogadores haverá dois torneios: um de LOL e outro de Counter-Strike (CS). As equipes estão sendo formadas através de inscrições na página do Game Day no Facebook, mas quando a reportagem conversou com a organização já restavam poucas vagas. Para quem não vai competir mas quer conhecer o espaço e o Game Day, haverá também jogos de RPG de mesa, outros games como Just Dance, Call of Duty e Fifa, fliperamas com jogos antigos, cubo mágico e outros tipos de puzzles. O evento terá ainda uma feira com artigos geek, foodtrucks e, espera-se, muitos cosplayers trajados como seus personagens favoritos.

Família unida

Se nesta sexta-feira à tarde os gamers vão tomar conta do Espaço Maker, o sábado será das famílias. No #VemSerMaker o local estará aberto para crianças e adultos participarem de diversas oficinas, de robótica a culinária infantil. Segundo Rocheli Rita Ronchi, coordenadora de Educação do Sesi Regional, a expectativa é receber cerca de 500 pessoas durante todo o dia.

— A ideia é que toda a família participe, não só crianças e adolescentes. Queremos que o espaço seja uma alternativa de lazer, porque aqui em Blumenau as famílias acabam ficando entre o Ramiro e o shopping, então queremos oferecer algo que agregue, ensine e seja uma diversão.

No Brasil
Saiba como os brasileiros usam os jogos, segundo a Pesquisa Game Brasil 2017:

* 74% jogam em mais de um dispositivo.
* Smartphone é o mais popular, com 77,9% da preferência, e é também o preferido dos gamers.
* Em segundo lugar estão os computadores (66,4%) e consoles (49%).
* 54,1% se identificam como usuários casuais, que usam os games somente como forma de entretenimento.
* Nas categorias, os preferidos são os de estratégia (50,9%) seguidos pelos de aventura (45%).

1º GAME DAY
Sexta-feira, das 14h às 20h
No Espaço de Educação Maker, do Sesi (Rua Itajaí, 3434, Vorstadt)
Ingresso: R$ 15 - à venda no local e nas lojas Bruneti Discos, Game Mania, Maxcell, Cyber Play, Ponto Geek, Tabulândia, Blulivro e Tendtudo

SESI #VEMSERMAKER
Sábado, das 10h às 17h
No Espaço de Educação Maker
Entrada gratuita

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da temporada https://t.co/dBc8O6rWl7há 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da Série B https://t.co/o6LhPdZ4FJhá 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca