Circuito Catarinense de Quadrinhos terá exposições, palestras, venda e trocas de HQs  - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Programa de sábado04/08/2017 | 11h00Atualizada em 04/08/2017 | 11h00

Circuito Catarinense de Quadrinhos terá exposições, palestras, venda e trocas de HQs 

Evento será no sábado, a partir das 10h no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis

Circuito Catarinense de Quadrinhos terá exposições, palestras, venda e trocas de HQs  Dan Siqueira/Reprodução
Foto: Dan Siqueira / Reprodução

A primeira aparição do Super-Homem, em 1938, na edição #1 da revista Action Comics, marcou o início de uma nova era (inclusive batizada de Era de Ouro) das histórias em quadrinhos ocidentais. Tudo bem que lá nos tempos dos homens das cavernas e suas inscrições rupestres já se contavam histórias com desenhos, mas as HQs como um fenômeno da cultura pop moderna começou com um herói certinho, ícone da moral e da força. Tantas décadas depois, as HQs continuam maravilhando gerações. Na Capital, um evento amanhã vai reunir artistas, colecionadores e amantes dessa arte: é o Circuito Catarinense de Quadrinhos (CCQ), que ocorre no Museu da Escola Catarinense (Mesc).

Foto: Homem-Aranha / Reprodução

Será um dia inteiro de exposições — com a participação de 22 artistas da cidade e de fora —, troca, venda e compra de HQs, além de palestras e oficinas. Entre os convidados está Carol Pimentel, uma paulistana formada em Física e que trabalha como editora da Marvel Comics no Brasil há três anos.

O CCQ é criação coletiva de um grupo de amigos publicitários e apaixonados por quadrinhos. Eles já realizaram outros eventos na área, mas dessa vez querem que seja itinerante. A ideia é que o Circuito seja realizado pelo menos um por ano e circule. As próximas paradas estão previstas para Palhoça e Joinville.

— Os heróis das HQs são tão populares porque emulam os sentimentos mais profundos do ser humano. Todos têm falhas, mas eles têm qualidades. O principal apelo é porque trazem à tona os anseios de querer fazer tudo, de ser muito bom. E ao mesmo tempo mostram que ninguém é perfeito — analisa o professor e publicitário Diogo Gonçalves Martins, um dos organizadores do Circuito. 

Foto: Alice Monstrinho / Reprodução

O Circuito Catarinense de Quadrinhos terá espaço para diferentes estilos, de caricaturas até cartum, tirinhas e mangá. Quem quiser conhecer mais sobre as histórias em quadrinhos japoneses, a artista Isadora Bealge dará um curso de mangá às 10h.

Outro destaque da programação é o papo com a editora Carol Pimentel. Ela trabalha na Panini Comics, representante no Brasil das duas maiores editoras de quadrinhos do mundo, a DC Comics (Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde) e a Marvel Comics (X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Capitão América, Wolverine, Os Vingadores).

PROGRAMAÇÃO

Hall dos artistas 
10h - 
Feira de exposição com trabalhos originais, prints de quadrinistas, ilustradores e cartunistas do cenário catarinense.

Palestras

12h - Mesa Redonda: HQ Autoral, com Sergio Chaves e Paulo Cecconi
13h30min - Humor Azul, com Rodrigo Tramonte
15h - Masterclass Tradução e Adaptação, com Mario Luiz C. Barroso e Carlos Rutz
16h30min - Liga Sustentável, processo criativo, com João Lins18h - Papo HQ: A Vida de uma Editora, com Carol Pimentel (editora na Panini Comics)

Oficinas
10h -
Curso de Mangá, com Isadora Beagle
15h30min - Criação de Personagens, com Alice Monstrinho
Sessão de autógrafo 
17h30min - Sessão de autógrafos do pôster oficial do CCQ, com Lucas Ferreyra

AGENDE-SE
O quê:
Circuito Catarinense de Quadrinhos
Quando: sábado, das 10h às 19h
Onde: Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: facebook.com/ccqoficial

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da temporada https://t.co/dBc8O6rWl7há 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da Série B https://t.co/o6LhPdZ4FJhá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca