Da Ucrânia, grupo Kiev Ballet traz 150 anos de história para Florianópolis e Jaraguá do Sul - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Dança clássica18/08/2017 | 09h52Atualizada em 18/08/2017 | 09h52

Da Ucrânia, grupo Kiev Ballet traz 150 anos de história para Florianópolis e Jaraguá do Sul

Companhia europeia apresenta dois clássicos do balé nesta sexta e sábado: "O Lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida"

Da Ucrânia, grupo Kiev Ballet traz 150 anos de história para Florianópolis e Jaraguá do Sul Acervo Ópera Nacional da Ucrânia/Divulgação
Cena do balé "O Lago dos Cisnes", com a solista Kateryna Kozachenko Foto: Acervo Ópera Nacional da Ucrânia / Divulgação

Representante da vertente principal e mais clássica da dança, o Kiev Ballet — Balé da Ópera Nacional da Ucrânia vem pela primeira vez a Santa Catarina onde apresenta duas obras emblemáticas: O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida, compostas por Tchaikovsky (1840 - 1893). A companhia europeia comemora 150 anos de história em 2017 e a turnê pelo Brasil é parte da celebração. No Estado, as apresentações ocorrem hoje, em Jaraguá do Sul, e amanhã, em Florianópolis. Sócios do Clube do Assinante têm desconto na compra do ingresso antecipado.

Ainda que a história do balé tenha começado há mais de 500 anos, na Itália — o primeiro registro é de 1489, durante o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon — é uma dança em constante desenvolvimento. Por isso a companhia ucraniana dedica-se há tantas décadas apenas à vertente clássica e por isso também eles são expoentes em todo o mundo.

Cena de "O Lago dos Cisnes"- Personagens Prince Siegfried e Anastasia Shevchenko Foto: Acervo Ópera Nacional da Ucrânia / Divulgação

A turnê pelo Brasil tem a participação de 27 bailarinos notáveis da companhia, com destaque para alguns solistas: Kateryna Kozachenko, Jan Vaña, Tatiana Golyakova, Anastasiya Shevchenko e Stanislav Olshanskyi. No repertório, estão suítes dos dois espetáculos mais célebres da história do balé clássico.

O Lago dos Cisnes, por exemplo, foi composta originalmente pelo músico russo em 1876, em Paris, e é considerada a primeira música feita por um compositor de sinfonias em vez de especialista em música para balé, como era o comum na época. A obra conta a história do príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro.

— O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida são montagens populares do balé em todo mundo. Por isso optamos por apresentá-las, até mesmo para mostrar ao Brasil nossa arte. São espetáculos nos quais poderemos mostrar as habilidades e a capacidade de nossos solistas — disse o bailarino e chefe da delegação, Ruslan Bentsianov.

Cena do balé "O Lago dos Cisnes". Personagens Prince Siegfried e Anastasia Shevchenko Odile  Foto: Acervo Ópera Nacional da Ucrânia / Divulgação

O balé A Bela Adormecida foi escrito por Tchaikovsky entre 1888 e 1889 e é baseado no conto de fadas do francês Charles Perrault. A estreia ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, em janeiro de 1890.

 150 anos de história

A história da Ópera Nacional da Ucrânia, conhecido com Kiev Ballet, começou em 1867. À época, numerosas petições dirigidas ao governo renderam a criação de uma companhia de ópera em Kiev, uma das cidades mais antigas da Europa e atualmente capital e maior cidade da Ucrânia (à época, a cidade pertencia à Rússia). 

De lá para cá, alcançou fama internacional e foi (e continua sendo) escola para estrelas do balé mundial. 

—A Escola de Kiev sempre foi forte. Serge Lifar (1905 - 1986) começou a carreira em nosso teatro para depois tornar-se a estrela do Grand Opera. Estamos felizes com a chance de mostrar nossa arte aos brasileiros — comenta Ruslan Bentsianov. 

Por e-mail, ele disse conhecer bem a tradição da dança em Santa Catarina.
— Sabemos que tem uma cena de balé muito ativa aí e que é um lugar de destaque em dança no Brasil. Inclusive, sabemos que há muitos descendentes de ucranianos que moram no Norte do Estado. Estamos felizes por nos apresentarmos pela primeira vez aí.

AGENDE-SE

O quê: Kiev Ballet apresenta Tributo a Tchaikovsky
Quando: 18/8, às 20h30min (Jaraguá do Sul), e 19/8, às 21h (Florianópolis)
Onde: Jaraguá do Sul - Teatro Scar (Rua Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz, Jaraguá do Sul). Florianópolis - Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: Jaraguá do Sul - a partir de R$ 160 (balcão 1º lote). Sócios do Clube do Assinante têm 25% de desconto na compra do ingresso antecipado no site TicketCenter. Florianópolis - a partir de R$ 330 (4ª lote). Sócios do Clube do Assinante têm 15% de desconto na compra do ingresso antecipado no site TicketCenter.

Cena de "A Bela Adormecida" Foto: Acervo Ópera Nacional da Ucrânia / Divulgação

Leia também
Festival Internacional Dança em Trânsito chega a SC e apresenta espetáculos de cinco países

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNa véspera de seu aniversário, Temer tem despachos internos no Planalto https://t.co/YXQNxb9nJMhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTerceirizada que administra prisões em SC suspende serviços por falta de pagamento https://t.co/PZs2CbECznhá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros