Ministério diz que extinção de reserva de cobre começou a ser discutida em 2016 - Diversão & Estilo - O Sol Diário

Nota oficial28/08/2017 | 08h04Atualizada em 28/08/2017 | 08h04

Ministério diz que extinção de reserva de cobre começou a ser discutida em 2016

Pasta afirma que assunto estava bem avançado durante feira do setor, realizada em Toronto

Ministério diz que extinção de reserva de cobre começou a ser discutida em 2016 ZHTV/ Reprodução/
Foto: ZHTV/ Reprodução
Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia informou no domingo (27), por meio de nota, que "a proposta de extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) começou a ser discutida por técnicos do governo no segundo semestre de 2016 e seus debates foram amplamente noticiados pela grande imprensa e pelos diversos canais especializados do setor".

Acrescentou que "o assunto já estava bastante amadurecido dentro do governo, e tratado publicamente, quando foi divulgado durante a maior feira de mineração do Mundo, a PDAC [Prospectors and Developers Association of Canadá], no início de março de 2017, em Toronto, no Canadá. A informação foi transmitida simultaneamente a investidores e especialistas em mineração de todo o planeta, não apenas aos canadenses. Uma rápida pesquisa a qualquer site de buscas pode ajudar na coleta de informações corretas sobre o assunto", finaliza a nota.

Leia mais:
Mineradores canadenses já sabiam de extinção de reserva na Amazônia
"Vergonha", diz Gisele Bündchen sobre decreto de Temer

No sábado, matéria da BBC Brasil revelou que um grupo de mineradores canadenses já sabiam da extinção da reserva. Em março, cinco meses antes do anúncio oficial, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, revelou a empresários canadenses que a área de preservação amazônica seria extinta, e que sua exploração seria leiloada entre companhias privadas.

Protesto no Rio reúne 150 pessoas

No Rio de Janeiro, houve uma manifestação, promovida pela Organização Não Governamental Greepeace, reunindo cerca de 150 pessoas, que protestaram contra o decreto. O ato foi realizado na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, zona sul da cidade, e contou com a presença de ativistas, políticos e artistas.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBetão destaca atuação do Avaí: "Dentro da nossa proposta, fizemos uma boa partida" https://t.co/XJTmlbUe5Ghá 5 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí segura o Flamengo e traz um ponto do Rio de Janeiro https://t.co/HxXreeBJF8há 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros