Advogado escreve sobre o problema do gás natural em Santa Catarina - Economia - O Sol Diário
 

Opinião do leitor12/09/2013 | 18h44

Advogado escreve sobre o problema do gás natural em Santa Catarina

José Augusto Medeiros diz que Estado opera no limite e defende mudança na gestão

José Augusto Medeiros
José Augusto Medeiros

Advogado em Florianópolis

"Conforme veiculado pela imprensa, Santa Catarina tem operado no limite do fornecimento de gás natural. Indústrias produzem menos e contratos são declinados pelo governo por falta de disponibilidade de molécula de gás natural liquefeito. Enquanto o Brasil encontra óbices inexplicáveis, nossos maiores concorrentes — China e EUA — despontam com os incentivos energéticos conquistados.

A perspectiva do governo chinês é de que seus investimentos em produção de gás natural alcancem até 2015 mais que o dobro do volume que o país importa hoje. Por outro lado, os EUA se beneficiam com a revolução do shale-gas (gás de xisto). Desde que iniciada, a extração do gás de xisto criou centenas de milhares de empregos e propiciou o fornecimento a um valor barato, o que se traduziu em vantagem para a indústria local e alívio aos preocupados com segurança energética.

China e EUA deram vazão aos problemas de fornecimento de energia. Além de desenvolverem novas técnicas para atender a demanda, repassaram o êxito aos consumidores pela redução das tarifas. Enquanto isso, a segurança energética do Brasil tenta se equilibrar a duras penas entre problemas de energia elétrica, falta de gás natural e erro no cálculo das tarifas. As medidas do governo federal não foram suficientes para elevar a competitividade da indústria.

A resposta às questões de deficiência do Estado na prestação de serviço público essencial pode estar fora do regime de monopólio. A complexidade do modelo pós-moderno não mais compreende moldes fechados de gestão. A figura do produtor independente contempla a competitividade e a individualidade,salutar ao desenvolvimento, evidenciando a necessidade de reforma e modernização do Estado."

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico da Chapecoense cita postura diferente diante do Santos https://t.co/62LQ1KbwJJhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVídeo: Maurício Shogun é nocauteado em pé no UFC Hamburgo https://t.co/7AKhrhyis6há 9 horas Retweet

Mais sobre

O Sol Diário
Busca