Arquiteta ensina em Itajaí como manter o closet arrumado - Economia - O Sol Diário
 
 

Mãos à Obra20/10/2013 | 19h00

Arquiteta ensina em Itajaí como manter o closet arrumado

O espaço precisa ficar em um lugar estratégico dentro de casa para que dê uma melhor conservação às roupas e sapatos

Arquiteta ensina em Itajaí como manter o closet arrumado Ver Descrição/Ver Descrição
Solução acessível para closets temporários, a combinação de prateleiras aramadas mostra-se flexível Foto: Ver Descrição / Ver Descrição
Uma das peças preferidas pelas mulheres e até temida por alguns homens, o closet precisa ficar em um lugar estratégico dentro de casa para que dê uma melhor conservação às roupas e sapatos. A arquiteta Amanda Marques ensina que o ideal é escolher um local com boa circulação de ar e, se possível, até com janelas.

– O importante é que o ambiente seja bem arejado. Em alguns casos fazemos a separação dos espaços com armários de madeira com perfuração para facilitar a circulação do ar – explica.

Quem pensa em comprar um apartamento e instalar um closet deve ficar atento à localização do imóvel. Os que ficam na face Sul têm restrição dos raios de sol e por isso tendem a ser mais úmidos. Nesses casos, é ainda mais essencial cuidar da ventilação e ficar de olho no local onde ele foi planejado, pois em determinados casos as paredes da peça não têm face externa, o que contribui para que se tenha mais umidade. De acordo com Amanda, a opção pelos móveis de aramado ou de madeira não interfere tanto na saúde do closet. Os dois materiais são semelhantes e a escolha tem mais a ver com o perfil do cliente.

– Os closets são peças muito pessoais, difíceis de serem padronizadas. Há quem prefira as peças penduradas e por isso tem a necessidade de mais aéreos para colocar os cabides, outros gostam mais das peças dobradas. Isso deve ser levado em consideração e uma consultoria pode ajudar – orienta.

Organização é fundamental

Depois de definido o local do closet ou do guarda-roupa no quarto vem outro problema, a arrumação. Para ajudar, a arquiteta Amanda Marques dá algumas dicas. Ela explica que quem é organizado pode optar em deixar as peças dobradas.

– Quem peca na organização deve priorizar os cabides, pois na hora de provar as roupas é mais fácil de guardá-las – orienta.

Optar pela separação de peças por cores e tipos também é uma orientação da profissional na hora de fazer a organização. Outro ponto que não pode ser esquecido é a higienização do espaço. O ideal é que os armários sejam limpos internamente a cada dois ou três meses.

Como os closets são peças quase que personalizadas, não há um tamanho padrão, ele é calculado conforme a necessidade. Com relação aos armários, é preciso ficar atento à profundidade. Quem escolher as portas de correr, precisa de 66 centímetros.

– A profundidade contribui para que as roupas não amassem. Os armários com portas que abrem e fecham podem ter menos espaço interno – explica.

Uma dica também é se desfazer de peças que não têm mais utilidade para não gerar acúmulo e, a cada troca de estação, higienizar as peças e guardá-las em sacos a vácuo.

Entre hoje e quarta-feira, a arquiteta Amanda Marques estará em Itajaí dando o curso de organização de armários e closets. As aulas acontecem das 19 às 22h na Rua Hercílio Luz, 293, Centro.

Serviço

O que:
Curso de Organização de Armários e Closets – abordagem teórica e prática, introdução sobre o tema, higienização do espaço, dicas faça você mesmo, mobiliário e utilitários, roupas sapatos e acessórios, roupas cama e banho e exercícios de organização.

Quando: segunda, terça e quarta-feira, das 19h às 22h

Onde: Rua Hercílio Luz, 293, Centro, Itajaí, SC - Shopping Itabella

Inscrições: pelos telefones 99473678, 9137.3131 e 32320922 ou pelo site amcursosonline.com.br

Quanto: R$ 290 à vista e R$ 300 a prazo

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca