Claudio Loetz: Palestrante Zeina Latif diz em Joinville que o Brasil caminha para o "desfiladeiro da estagflação" - Economia - O Sol Diário
 
 

Livre Mercado06/11/2015 | 06h05

Claudio Loetz: Palestrante Zeina Latif diz em Joinville que o Brasil caminha para o "desfiladeiro da estagflação"

Economista-chefe da XP Investimentos explica que o País vive uma mistura de recessão, economia estagnada e em declínio e inflação alta

A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, fez palestra em Joinville nesta quinta-feira (5), a convite da Manchester. Disse que se nada for feito em 2016, o Brasil pode caminhar para o desfiladeiro da estagflação, uma combinação entre recessão, economia estagnada e em declínio, além de persistência da inflação alta.

Um dado impressionante: da renda total dos brasileiros, 4% são de dívidas bancárias em atraso. Isso, sem contar outras despesas, o que torna mais da metade dos brasileiros endividados. Afirma que vivemos a crise mais séria e inédita de todo o período recente de democratização.

O Brasil está destruindo riquezas. É pior do que a simples desindustrialização. A economia brasileira é muito fechada. Agora, o risco é a desorganização da estrutura econômica. O problema central é a crise fiscal, aponta a analista. E não a crise política, como outros pregam.


Consenso necessário

Para superar as enormes dificuldades, será necessário reação da sociedade, dos empresários. O ministro Joaquim Levy ficou sozinho desde julho. Na realidade, falta convicção ao governo de que tem que fazer o ajuste fiscal.

Todo este ambiente exigirá, no próximo ano – com Dilma ou sem ela –, lideranças políticas que consigam, de alguma forma, encaminhar os consensos em torno de ajustes vitais. Os investidores estrangeiros estão decepcionados e vão esperar para aplicar de novo, por aqui. A agenda econômica retrocede e o País empobrece.


Ficar vivo

Contundente, Zeina Latif argumenta que as empresas e as pessoas não conseguem planejar adiante os seus orçamentos. Nem se sabe qual será o câmbio. O planejamento fica comprometido. E segue na sua interpretação dos fatos:

– Cada um tem de administrar os recursos para chegar ao fim do mês vivo.

Mais grave ainda é o efeito, já sentido, sobre a vida das pessoas. A economista da XP teme que crise social vá se agravar.

– Percebemos que a violência aumenta e que a sociedade manifesta inquietação.


Leia mais colunas de Claudio Loetz


Nova executiva
Vindo de trabalhos realizados no Estado de São Paulo, a executiva Rosana Molina chegou a Joinville para assumir a gerência de marketing do Joinville Garten Shopping.


Fala


O consultor em vendas e marketing David Portes faz palestra no Shopping Mueller no dia 12 de novembro, no espaço do GNC Cinemas. É hora de motivar lojistas e funcionários a 40 dias do Natal.


Natal

Diferentemente de Joinville, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul promove campanha de Natal, com premiações variadas – inclusive um carro – para os consumidores que forem às compras nas lojas participantes.


À venda
Assembleia-geral extraordinária marcada para o dia 10 de novembro deve definir a venda de terreno da tradicional Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada, de Joinville. É hora de fazer caixa. O prédio não será vendido.


Moda

Edmundo Barbosa da Silva, coordenador de inovação do grupo Malwee, participou do debate Têxtil Inteligente, mediado no primeiro Wearable – Festival moda e negócios de tecnologia, em São Paulo. Baseada no conceito de open innovation, a Malwee tem firmado parcerias com universidades e centros de pesquisa no Brasil e exterior para estudo e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos.


Plano diretor

A Águas de Joinville tem duas prioridades. Instituir o plano diretor de combate às perdas e estabelecer o plano diretor de esgoto e saneamento. As perdas, que se aproximam de 50% do volume total produzido, preocupa a empresa e é fator de cobrança por parte das lideranças empresariais.

O documento está em fase final de elaboração. Nos dias 19 e 20 deste mês, a Águas organiza o seminário Horizonte das Águas, quando o assunto será debatido. O consultor Mario Baggio faz a palestra inaugural. O problema é antigo, data de anos atrás (foto) e, apesar de esforços e ações desenvolvidas, o resultado não aparece na velocidade desejada pela companhia. Outra frente de ação é a licitação para o plano diretor de saneamento e esgoto. O edital já foi lançado.


 

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado 01/10/2015 | 20h30

Claudio Loetz: Marcha pelo Futuro já mobiliza mais de 20 mil pessoas nas redes sociais

Iniciativa do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina é uma forma de contestar a tentativa de apropriação dos recursos repassados pelo setor privado ao Sistema S por parte do governo

Livre Mercado 22/09/2015 | 06h01

Claudio Loetz: Ministro Monteiro já fala em transição

Ministro aproveitou para elogiar os visitantes, ao reconhecer que devemos ter o modelo de desenvolvimento industrial alemão como referência

Evento econômico 21/09/2015 | 15h46

Alemães mostram confiança no Brasil e na recuperação política e econômica do país na abertura do Encontro Econômico

Vice-ministro de Economia e Energia e presidente da BDI fizeram discursos empolgados na abertura do EEBA 2015 e se mostraram dispostos a ajudar o Brasil em busca da recuperação

Economia 21/09/2015 | 06h01

Claudio Loetz: Ministro assina acordo com alemães em Joinville

O objetivo é promover ações e iniciativas na área de inovação, como a organização de eventos conjuntos, missões, rodadas de negócios, prêmios e programas de inovação

Encontro econômico 20/09/2015 | 21h05

Dia de agenda cheia para os alemães que participam do Encontro Brasil-Alemanha

Neste domingo, os visitantes participaram de fóruns, visitaram pontos turísticos e participaram de homenagens no dia que antecede a abertura oficial do principal evento entre os dois países

Encontro Brasil-Alemanha 20/09/2015 | 20h10

O que o Brasil pode aprender com o sistema de ensino alemão

Representantes de indústrias e de instituições alemãs e brasileiras participaram do fórum das micro, pequenas e médias empresas neste domingo

Interatividade 17/09/2015 | 08h50

Quiz: é Brasil ou Alemanha?

Confira de onde são as imagens e entre no clima do 33º Encontro Brasil-Alemanha

O Sol Diário
Busca