Antaq vai avaliar pedido de reequilíbrio econômico da APM Terminals em Itajaí - Economia - O Sol Diário
 
 

Economia08/07/2016 | 14h40Atualizada em 08/07/2016 | 14h40

Antaq vai avaliar pedido de reequilíbrio econômico da APM Terminals em Itajaí

Processo pede extensão de contrato de arrendamento da empresa

Antaq vai avaliar pedido de reequilíbrio econômico da APM Terminals em Itajaí Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

A Secretaria Especial de Portos (SEP) entrega na próxima semana à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) um relatório dos custos que impactaram o contrato de arrendamento da APM Terminals no Porto de Itajaí. O parecer da Antaq é necessário para dar sequência ao processo movido pela empresa, que pede ao governo federal a extensão do prazo de operação sob a justificativa de reequilíbrio econômico.

O documento cruza dados da própria arrendatária e também daautoridade portuária. Entram na lista investimentos que o terminal recebeu _como o conserto do berço 1, pago pelo governo federal após a enchente de 2008 _e outros com que arcou, e que não faziam parte do acordo inicial. O relatóriotambém cita o investimento de R$ 300 milhões que a arrendatária pretende trazerà cidade caso a proposta seja aceita.

A resposta da Antaq será um passo importante para os doispleitos da APM: estender o contrato de arrendamento, que termina em 2022, eaumentar a área arrendada, incorporando também os berços 3 e 4, que estão emobras.

Esta semana o diretor do Departamento de Outorgas Portuáriasda SEP, Eduardo Bezerra, visitou o Porto de Itajaí e comparou a movimentaçãocom a de 2012, quando ele conheceu o terminal. E reconheceu que as limitaçõesde área e o prazo curto para novos investimentos prejudica a competitividade.

Bezera ressaltou que a SEP está em busca de ¿uma soluçãopara o Porto de Itajaí¿ e que o foco é tornar o terminal competitivo no mercado_ isso significa que a avaliação levará em conta o que foi melhor para a cidade.

Segundo ele, o fato de a empresa ter planos de investimentoe querendo a expansão é uma ¿condição favorável¿: do ponto de vista técnico,afirma, a proposta da APM é ¿factível e importante para garantir um cenário decompetitividade razoável¿.

A expectativa é que o processo seja concluído nos próximos meses. 

O Sol Diário
Busca