Darci de Matos: Olhar para o cotidiano - Economia - O Sol Diário

Perfil26/08/2016 | 21h21

Darci de Matos: Olhar para o cotidiano

Candidato do PSD busca inspiração no padrinho político Wittich Freitag e nas relações que mantém na cidade para conquistar o eleitorado joinvilense

Darci de Matos: Olhar para o cotidiano prefeitos,candidatos a prefeito,joinville,eleicao,eleicao 2016,prefeitura de joinville/Agencia RBS
"Ter equipe, projeto e atitude, ainda que com pouco dinheiro, é fundamental para conhecer os caminhos e buscar o dinheiro." Foto: prefeitos,candidatos a prefeito,joinville,eleicao,eleicao 2016,prefeitura de joinville / Agencia RBS

Já em ritmo de campanha, o candidato do PSD, Darci de Matos, visitou um grupo de artesãs na semana passada, em Joinville. De dentro das barraquinhas, as mulheres o reconheceram rapidamente, indo ao encontro dele. A recepção carinhosa deixou claro que ele não passava ali pela primeira vez.

Confira aqui o perfil dos outros candidatos

Economista e deputado estadual desde 2007, Darci sabe que precisa estar por perto das coisas que fazem parte da vida na região. Conselheiro do JEC, mantém ligação com grupos de mães e da terceira idade. Construiu forte relação com o setor produtivo, em especial com as micro e pequenas empresas, foi técnico agrícola, professor, delegado regional do trabalho e defendeu os bombeiros voluntários.

A imagem associada ao cotidiano também se traduz naquilo que entende ser o papel do prefeito. Para Darci, o governante municipal deve olhar para o buraco de rua.

– Não vou prometer que vou fazer a duplicação da rua Dona Francisca, mas que vou brigar por isso – afirma.

O que é fundamental, segundo ele, é construir bons projetos tecnicamente para estar preparado e lutar por financiamento estadual e federal como forma de conseguir concretizar projetos grandes. E dá a receita:

– Ter equipe, projeto e atitude, ainda que com pouco dinheiro, é fundamental para conhecer os caminhos e buscar o dinheiro – sintetiza o candidato.

O discurso lembra um pouco o padrinho político e principal referência, Wittich Freitag, que morreu em 1998. Prefeito de Joinville por duas vezes, deputado, vereador e fundador da Consul e da Embraco, Freitag foi uma das figuras mais importantes da política da cidade.

Criou a Secretaria de Negócios, quando esteve à frente da Prefeitura, com o objetivo de captar recursos de órgãos federais e estaduais.

– Ele era muito humano, chamava todo mundo de senhor, senhora, uma pessoa humilde e com grande capacidade de gestão – recorda Darci, que trabalhou na campanha de Freitag e assumiu a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas).

Mas foi outro político quem convenceu Darci a ingressar na carreira política ao lhe sugerir a candidatura a vereador: o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen.
Desde então, Darci foi eleito vereador em duas legislaturas e deputado estadual em três.

Na passagem pelo Legislativo municipal, presidiu a Câmara de Vereadores entre 2003 e 2006. O parlamentar afirma que seu estilo de trabalho é marcado por não deixar as demandas paradas, gosta de dar retorno às pessoas e tocar os pleitos para frente rapidamente.

– A vida ficou mais rápida – justifica o candidato.

Apesar dos compromissos em diferentes lugares e horários, Darci não deixa a vida pessoal de lado. Faz questão de almoçar com a família durante a semana e, sempre que pode, caminha e joga bola.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Propaganda eleitoral 25/08/2016 | 22h

O que os candidatos a prefeito de Joinville vão mostrar no rádio e na TV

A partir desta sexta-feira, disputa pela Prefeitura será mais divulgada pelos meios de comunicação

Eleições 2016 04/08/2016 | 11h31

Saiba onde fica a Joinville que nem todos conhecem

Programas sociais destinados à população mais carente da periferia amenizam a situação de muitas famílias, mas não resolvem todos os problemas

Eleições 2016 28/07/2016 | 07h36

Saiba qual é o peso da saúde nas contas de Joinville

Melhorar o atendimento é promessa comum de candidatos, mas a solução não é tão simples assim

Eleições 2016 21/07/2016 | 11h39

Educação infantil é um dos principais desafios para gestão de Joinville

Na cidade, a falta de vagas em Ceis e a inclusão de destacam

Eleições 2016 14/07/2016 | 07h02

Ações preventivas e de educação são desafios para a segurança em Joinville

A segurança pública é dever do Estado e da União, mas cresce cobrança por maior contribuição do município

Eleições 2016 07/07/2016 | 07h01

Saiba como Joinville pode ser uma cidade com mais apelo turístico

Criação de espaços estruturados e aposta em uma marca que venda a cidade no plano turístico estão entre os desafios apontados por especialistas

Eleições 2016 30/06/2016 | 07h32

Espaços e projetos da área cultural contam com menos recursos do que o necessário em Joinville

Presidente da Fundação Cultural diz que o repasse feito pela Prefeitura tem sido inferior ao previsto no orçamento anual

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEleições 2016: polarização e promessas de parcerias para investimentos marcam debate entre candidatos a prefe... https://t.co/Or6sIxmvVchá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMulher morre atropelada na SC-401 https://t.co/frWuAC4JYNhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros