Eleições 2016: a cinco dias do fim do prazo, SC tem apenas 579 pedidos de registro de candidaturas - Economia - O Sol Diário
 
 

Política10/08/2016 | 18h31Atualizada em 10/08/2016 | 18h44

Eleições 2016: a cinco dias do fim do prazo, SC tem apenas 579 pedidos de registro de candidaturas

Requerimentos foram feitos em somente 24 das 295 cidades catarinenses até esta quarta-feira

O prazo para os pedidos de registro de candidaturas para as Eleições 2016 termina na próxima segunda-feira e a expectativa é de movimentação intensa nos cartórios eleitorais até as últimas horas desse período. Até esta quarta, Santa Catarina registrou apenas 579 requerimentos, sendo 29 para prefeito, 28 para vice e 522 para vereador. Como comparação, se considerado o pleito municipal de 2012, quando o Estado teve 17.662 políticos na disputa, os números deste ano representariam 3,2% do total de candidatos.

Acesse a página da campanha Vote Consciente
Leia todas notícias sobre as Eleições 2016

Somente em 24 dos 295 municípios catarinenses já foram apresentados pedidos de registro de candidatura. Entre as 20 maiores cidades, apenas Joinville, Florianópolis, São José, Criciúma e Jaraguá do Sul tiveram requerimentos até a tarde desta quarta-feira.

Eleitorado de SC cresce acima da média nacional
Upiara Boschi: escalação de 2016 mira 2018

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) informou que não haverá plantão no fim de semana e nem horário de funcionamento estendido na segunda, quando os cartórios abrem das 9h às 19h. Os representantes de partidos políticos e coligações que chegarem até este horário serão atendidos mesmo após o fim do expediente.

Entenda a formação do tabuleiro eleitoral na disputa pelas prefeituras em SC

Todos os dados referentes aos registros de candidaturas em todo o país para as eleições municipais de outubro estão disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com novo nome, layout e tecnologia, a plataforma disponibilizará também todas as informações relacionadas às prestações de contas de campanha dos candidatos.

O que pode e o que não pode na campanha eleitoral na internet 

As mesmas informações também já são acessíveis ao eleitor por meio de dispositivos móveis com o aplicativo "Candidaturas 2016", com download nas lojas da Apple Store e Google Play.

Opinião: "Voto não tem preço, tem consequência!"

Diretórios suspensos

Dos 3.188 diretórios municipais de partidos políticos vigentes em Santa Catarina, 261 tiveram seu registro suspenso por não terem obtido CNPJ e regularizarem a situação na Justiça Eleitoral.

Confira as datas mais importantes do calendário eleitoral
Pesquisa mostra características do eleitor catarinense e o que ele pensa sobre política e eleições 

Com a suspensão do registro, esses partidos não poderão apresentar candidatos para a eleição de outubro. Ainda que não houvesse a suspensão, sem o CNPJ ficariam impedidos de abrir conta bancária e, consequentemente, de arrecadar recursos e realizar gastos para as eleições.

Acompanhe as últimas notícias do Diário Catarinense

O Sol Diário
Busca