Eleições 2016: primeira pesquisa Ibope aponta empate triplo na corrida pela prefeitura de Joinville - Economia - O Sol Diário

Política26/08/2016 | 19h32Atualizada em 26/08/2016 | 22h01

Eleições 2016: primeira pesquisa Ibope aponta empate triplo na corrida pela prefeitura de Joinville

Levantamento foi realizado entre 22 e 25 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos 

Eleições 2016: primeira pesquisa Ibope aponta empate triplo na corrida pela prefeitura de Joinville Arte/A Notícia
Foto: Arte / A Notícia

Um triplo empate técnico entre Udo Döhler (PMDB), Darci de Matos (PSD) e Marco Tebaldi (PSDB) na disputa pela prefeitura de Joinville. Esse é o cenário do início da campanha eleitoral na cidade de acordo com a primeira pesquisa Ibope contratada pela RBS TV sobre a disputa. O levantamento foi realizado entre 22 e 25 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Atual prefeito e candidato à reeleição, Udo Döhler aparece numericamente à frente com 23% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Darci de Matos (PSD), que tem 21%, e pelo deputado federal e ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB), que alcançou 18%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados tecnicamente.

Em um segundo pelotão, o ex-prefeito Carlito Merss (PT) foi citado por 9% dos entrevistados, José Aluizio Vieira, o Dr. Xuxo (PP), teve 6% das intenções de voto, e o ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt (PDT) alcançou 3%. A lista é completada por Professor Marcos (PEN), com 2%, e Ivan Rocha (PSOL), com 1%.

Eleições 2016: candidaturas mostram novo mapa partidário em SC
Saiba quem são os candidatos a prefeito e vice nas principais cidades de SC

O Ibope também perguntou aos joinvilenses sobre a rejeição aos candidatos a prefeito. Nesse quesito, os nomes que já administraram a cidade despontam. Carlito é o mais rejeitado, com 54% de citações, seguido por Döhler, com 37%, e Tebaldi, com 27%. Em sua primeira disputa pelo cargo de prefeito, Dr. Xuxo é rejeitado por 15% dos entrevistados, enquanto Darci — segundo colocado na eleição de 2008 — foi citado negativamente por 11%.

Upiara Boschi: sistema político dificulta renovação de lideranças
Confira a declaração de bens dos candidatos às prefeituras das principais cidades de SC 
Leia todas as notícias sobre as eleições 2016

As avaliações dos governos federal, estadual e municipal entre os eleitores de Joinville também foram abordadas pelo instituto. O prefeito Udo Döhler tem a administração avaliada como regular por 40% dos entrevistados. A avaliação negativa (ruim ou péssima) é de 32%, superando os 25% que consideram a gestão ótima ou boa.

Com mudanças e mais restrições, começam as campanhas eleitorais em SC
Estado totaliza quase 17 mil pedidos de registro de candidatura

Perguntados sobre se aprovam o governo do peemedebista, 53% responderam negativamente, contra 39% que endossam a gestão. O presidente interino Michel Temer (PMDB), que recebeu 39% de regular e 33% de ruim ou péssima, alcançando 20% de ótimo e bom. O governador Raimundo Colombo (PSD) apresenta situação mais confortável na cidade, com 43% de avaliação regular, mas apenas 18% de ruim ou péssimo e avaliação positiva de 33% dos joinvilenses.

*A pesquisa foi contratada pela RBS TV e registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo nº SC-00225/2016 no TRE-SC.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSC mantém liderança na produção de ostras, vieiras e mexilhões https://t.co/cG170FNLBKhá 15 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDeslizamentos deixam 33 pessoas desaparecidas na China https://t.co/j3kcwfi7wLhá 16 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros