Eleições 2016: Termina nesta segunda-feira prazo para registro de candidaturas  - Economia - O Sol Diário
 
 

Política 15/08/2016 | 07h48Atualizada em 15/08/2016 | 07h48

Eleições 2016: Termina nesta segunda-feira prazo para registro de candidaturas 

Até este domingo, constavam no sistema da Justiça Eleitoral de Santa Catarina 171 pedidos de registro de candidatos para o cargo de prefeito, 171 para vice-prefeito e 3.123 para vereador. Já houve requerimentos em 120 dos 295 municípios catarinenses. Nesta segunda-feira, os cartórios eleitorais de todo o Estado funcionam das 9h às 19h e não há possibilidade de prorrogar o prazo.

Mudança no calendário eleitoral preocupa partidos e Justiça Eleitoral

O TRE-SC, em razão das dificuldades para obtenção das certidões criminais da Justiça Estadual pelo grande volume de pedidos relacionados aos registros de candidatura para as Eleições 2016, comunicou que a eventual ausência destas certidões não impede o protocolo do requerimento.A partir da entrega da documentação, as zonas eleitorais publicam edital contendo os pedidos de registro recebidos. 

Confira as principais datas do Calendário Eleitoral de 2016

No prazo de cinco dias, qualquer cidadão pode apresentar ação de inelegibilidade e o Ministério Público Eleitoral, os candidatos e os partidos também podem impugnar o pedido. Lista oficial até dia 18 de agosto As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade são verificadas durante a análise dos processos, que devem ser julgados em primeira instância até 12 de setembro. 

Eleitorado de SC cresce acima da média nacional 

Os pedidos de registro são conferidos e processados nos cartórios eleitorais. A divulgação é feita gradualmente, considerando os trabalhos que precedem a disponibilização dos dados. A Justiça Eleitoral tem até o dia 18 de agosto para divulgar todos os pedidos de registro recebidos.O Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), disponível no site do TSE e em aplicativos para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, reúne as informações de registros de candidaturas em todo o país. 

Leia tudo sobre as Eleições 2016
Confira as últimas notícias do DC


O Sol Diário
Busca