O que o eleitor quer ver na propaganda eleitoral: o caminho da realização - Economia - O Sol Diário

Eleições 201626/08/2016 | 07h32

O que o eleitor quer ver na propaganda eleitoral: o caminho da realização

A nova propaganda eleitoral na televisão e no rádio começa hoje, com menos tempo e dinheiro. Os eleitores dizem estar cansados da velha fórmula. Para saber o que o eleitor quer ver e o que ele não pretende acompanhar nesta campanha, o Santa foi às ruas e conversou com a população

Ação. É isto que o eleitor de Blumenau quer ver na propaganda eleitoral. Ele ainda aceita conhecer as propostas dos candidatos e uma parte acredita que os programas de televisão e rádio são importantes, mas todos, sem exceção, estão cansados de promessas – que consideram vazias – e esperam ver projetos sólidos e possíveis. Mas, para além da propaganda na tevê, que passa a ter horário reduzido pela metade neste pleito, quem vota quer conhecer a pessoa que pede para ser escolhida e, mais do que isso, quer confiar nesse candidato.

::: O que o eleitor não quer ver na propaganda eleitoral: promessas

— Que (os candidatos) tenham um plano de governo, que saibam o que vão fazer. E que sejam honestos. Espero caráter, é o que a política precisa – declara a aposentada Maria Nilce Luckmann, 57 anos, quando perguntada sobre o que quer ver na propaganda eleitoral.

O pintor André Moretti, 34, vai além da questão da honestidade – que todos concordamos que é imprescindível – e quer que os candidatos apresentem de que maneira pretendem realizar as propostas.

— O cara chega lá e diz que não vai dar pra fazer (o que prometeu), que não tem dinheiro, que o outro prefeito deixou um rombo e essas desculpas. Tem que prometer e mostrar como vai fazer, de que maneira, uma proposta concreta — avalia o eleitor, destacando ainda que o importante é os candidatos usarem o tempo disponível para falar de si e de suas propostas, e não trocar acusações.

::: Leia mais notícias sobre as eleições 2016

Desejar propostas concretas e realizáveis é mais sintomático do que parece na nossa não tão jovem democracia – afinal, os nascidos nos anos 1980, assim como o processo de redemocratização do Brasil, já estão na casa dos 30 anos. Para a doutora em Psicologia Catarina Gewehr, os eleitores quererem saber de que maneira os políticos vão realizar o que estão propondo mostra o amadurecimento da população diante do processo eleitoral e da democracia de maneira geral. Além disso, ressalta a desconfiança nos discursos utilizados pelos candidatos:

— O problema é que o político adentra o território de esperança das pessoas, que é a talvez o que de mais sagrado nós temos. Até a retomada da democracia do país isso aconteceu muito na base da confiança, mas agora já passou essa fase e as pessoas percebem que é muito fácil falar das coisas, o difícil é fazer acontecer. Então, quando elas pedem provas, estão mostrando que já não são tão ingênuas no processo político e dizendo “você não pode chegar aqui e violar a minha confiança”.

Porém, além da exigência de um planejamento viável, os eleitores também precisam aprender a acompanhar as ações dos eleitos e a cobrar a execução das propostas, aponta Gewehr, destacando que é preciso estar atento à propaganda para identificar aquilo que a aposentada Maria Nilce exige na campanha: caráter.

— Com essa exigência dos eleitores, nós vamos ter uma fortificação das estruturas discursivas, um aprimoramento das técnicas de oratória e convencimento. Imagino que (os candidatos) vão apostar nisso. Penso que isso é a falência da ética — conclui.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 3 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOposição recorre à PGR com representação contra ministro da Justiça https://t.co/J3R87rHpqwhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros