O que os candidatos a prefeito de Joinville vão mostrar no rádio e na TV - Economia - O Sol Diário

Propaganda eleitoral25/08/2016 | 22h00

O que os candidatos a prefeito de Joinville vão mostrar no rádio e na TV

A partir desta sexta-feira, disputa pela Prefeitura será mais divulgada pelos meios de comunicação

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa hoje e se estende até o dia 29 de setembro para os candidatos a prefeito e a vereador de Joinville. Com as mudanças na legislação, o tempo destinado ao horário gratuito foi reduzido – são dois blocos de dez minutos para a disputa majoritária, de segunda a sábado, além de inserções na programação durante o dia.

Os postulantes às 19 vagas no Legislativo vão aparecer apenas durante as inserções, que serão veiculadas entre as 5 horas e a meia-noite. Na disputa joinvilense, o candidato a prefeito com maior tempo no horário eleitoral será Udo Döhler (PMDB), com 2 minutos e 29 segundos, resultado da coligação com outros sete partidos. Já o professor Marcos Soares (PEN) terá apenas nove segundos por dia para divulgar suas propostas.

Na TV, as propagandas irão ao ar entre 13h e 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a transmissão ocorre entre 7h e 7h10 e das 12h às 12h10. Durante o dia, também ocorrem 70 minutos de inserções espalhadas durante a programação, sendo 60% do tempo reservados aos candidatos a prefeito.


 

Segundo o cientista político Jeison Giovani Heiler, pesquisas recentes mostram que o horário político é prestigiado pela população e ainda tem importante repercussão para o eleitor.

– As alterações que foram introduzidas favorecem, principalmente, os candidatos (a prefeito e vereador) que são reelegíveis ou já têm trajetória mais conhecida. A reforma acaba desprestigiando os novatos, que estão entrando agora na disputa. Eles têm um tempo menor de exposição no rádio e na televisão e aquela propaganda de rua também foi bastante limitada. O principal efeito deve ser uma baixa renovação nos cargos políticos, apesar de que nunca dá para se adivinhar o que vai acontecer na política – explica Heiler.

Confira as últimas notícias de Joinville e região

Com menos tempo e visibilidade na televisão e no rádio, os candidatos vão precisar definir a melhor estratégia para serem eficientes na propaganda eleitoral. Para os vereadores, Heiler explica que há a vantagem de que eles terão a oportunidade de despertar mais a atenção do eleitor em inserções durante a programação, diferentemente das últimas eleições, quando eram reunidos em um bloco, um atrás do outro.

No entanto, o cientista político diz que o desafio não muda e a estratégia de se apresentar de forma criativa e com slogans chamativos continuará sendo usada pelos vereadores neste ano. No caso da disputa majoritária, o especialista aponta uma exigência de maior dinâmica nas informações, com um acompanhamento do dia a dia.

Os candidatos terão a oportunidade de aproveitar melhor a repercussão gerada pelas propagandas nas redes sociais, utilizando essas discussões no horário reservado a eles no dia seguinte. Heiler afirma que isso pode ter como efeito uma atenção um pouco maior do eleitor.


A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 04/08/2016 | 11h31

Saiba onde fica a Joinville que nem todos conhecem

Programas sociais destinados à população mais carente da periferia amenizam a situação de muitas famílias, mas não resolvem todos os problemas

Eleições 2016 28/07/2016 | 07h36

Saiba qual é o peso da saúde nas contas de Joinville

Melhorar o atendimento é promessa comum de candidatos, mas a solução não é tão simples assim

Eleições 2016 21/07/2016 | 11h39

Educação infantil é um dos principais desafios para gestão de Joinville

Na cidade, a falta de vagas em Ceis e a inclusão de destacam

Eleições 2016 14/07/2016 | 07h02

Ações preventivas e de educação são desafios para a segurança em Joinville

A segurança pública é dever do Estado e da União, mas cresce cobrança por maior contribuição do município

Eleições 2016 07/07/2016 | 07h01

Saiba como Joinville pode ser uma cidade com mais apelo turístico

Criação de espaços estruturados e aposta em uma marca que venda a cidade no plano turístico estão entre os desafios apontados por especialistas

Eleições 2016 30/06/2016 | 07h32

Espaços e projetos da área cultural contam com menos recursos do que o necessário em Joinville

Presidente da Fundação Cultural diz que o repasse feito pela Prefeitura tem sido inferior ao previsto no orçamento anual

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBahia pressiona e vence o Criciúma por 2 a 0 na Arena Fonte Nova https://t.co/T1l5uG2Xlfhá 8 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMenino que bebeu suco envenenado em Itajaí morre no hospital https://t.co/ilNGmR644Hhá 8 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros